As filiais argentinas da Petrobras (PETR3, PETR4), Pesa (Petrobras Energía) e Pepsa (Petrobras Energía Participaciones), anunciaram na última terça-feira (2) um compromisso de fusão que permitirá redução de custos.
Em carta enviada à Bolsa de Comércio, as empresas afirmam que o acordo visa a absorção da Pepsa pela Pesa, com uma relação de troca de uma ação ordinária classe B da Petrobras Energía para 0,359015136 ação ordinária classe B da Petrobras Energía Participaciones.
Cabe lembrar que atualmente a Pepsa, com papéis negociados na Bolsa de Buenos Aires, possui 75,82% da Pesa, que tem papéis no mercado acionário de Nova York.
Apenas em 2009
De acordo com o comunicado da empresa, "fica estabelecido como data efetiva da reorganização o dia 1º de janeiro de 2009. Esta transação vai permitir a simplificação da estrutura societária da Pesa e da Pepsa, com conseqüente economia de custos".
Vale ressaltar que a reorganização societária das companhias ainda está sujeita à aprovação das assembléias de seus respectivos acionistas.