Produção industrial cresce 0,4% em março

A produção da indústria brasileira apresentou expansão de 0,4% em março, depois do recuo de 0,5% no mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2007, houve crescimento de 1,3%.

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) foram divulgados hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, os índices de março revelaram um quadro positivo da atividade fabril, mas marcado por um ritmo menor de crescimento.

Entre os meses de fevereiro e março, houve expansão em 17 dos 27 ramos pesquisados. O resultado global foi puxado com mais intensidade pela indústria farmacêutica, que registrou acréscimo de 16% no período, recuperando parte da perda de 27,2% do mês anterior.

Também foram verificadas influências significativas nas indústrias de veículos automotores (1,6%), edição e impressão (2,4%), minerais não-metálicos (2,3%) e metalurgia básica (1,2%).

Segundo a pesquisa, o primeiro trimestre de 2008 aponta um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a atividade industrial apresenta redução no ritmo de crescimento. O IBGE registrou expansão de 0,4% no primeiro trimestre do ano, enquanto a dos últimos três meses de 2007 foi de 1,9%.

Facebook
Twitter
LinkedIn