Além da higienização, o composto aumenta a quantidade de vitamina A na produção
De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa o 5° lugar do ranking mundial de dados relacionados à Fome Zero e Agricultura Sustentável. Essa preocupação com o ecossistema se reflete nos avanços de empresas nacionais do setor que, cada vez mais, procuram investir em tecnologias que performem o agronegócio de maneira ecológica. Esse foi o caso da Hydroplan-EB, que desenvolveu um produto capaz de higienizar o ambiente onde são produzidos os alimentos e melhorar sua qualidade de forma 100% natural.
O desenvolvimento do produto apresentou destaque em escala internacional, fazendo parte de um trabalho apresentado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), por meio do professor Paulo Hercílio. O alcance do projeto foi relevante a ponto de chamar a atenção da Nasa. O projeto foi selecionado para integrar uma competição que objetivava a elaboração de técnicas para conferir alimento fresco no espaço, destinado a uma viagem de três anos para Marte.
O resultado foi a colocação da USP, responsável pela pesquisa desenvolvida com o uso do Pro Lyks, da Hydroplan, como a única universidade entre os dez selecionados, bem como única representante do Brasil.
Segundo o professor, o uso do terpeno que faz parte da composição do produto, fez a diferença. “Alguns terpenos têm um efeito secundário nas plantas, trazendo vários benefícios, a exemplo da ação antioxidante, protegendo as células vegetais e o estresse oxidativo”, explica.
Após realizar diversos testes, foi observado que alguns alimentos estavam produzindo mais carotenoides, ou seja, mais vitamina A. O composto é importante para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de ser benéfico para o bem-estar ocular. Desta forma as plantas cultivadas na espaçonave, destinadas para o consumo dos astronautas durante a viagem, apresentavam um diferencial positivo.
Atualmente, o produto é fabricado pela Hydroplan-EB, empresa que atua há 25 anos no mercado de agronegócios de maneira responsável. “Através de produtos que trazem economia de água, fertilizantes e óleos essenciais, temos certeza de estarmos antenados com a realidade. Nosso sucesso é baseado em sustentabilidade”, explica Francisco Carvalho, gerente comercial da marca.
A utilização de compostos como esse oferece uma alternativa consciente, uma vez que, por serem derivados de plantas, apresentam baixa toxicidade e consequências benéficas para o biossistema.