ProjetoTelessala leva cultura empreendedora a comunidades

Empreendedores e empresários de 11 municípios no norte do Paraná terão a oportunidade, nesses meses de julho e agosto, de receber conhecimento sobre empreendedorismo, mercado, finanças e associativismo. A missão de disseminar essas informações é dos orientadores do Projeto Telessalas, uma estratégia do Sebrae no Paraná em parceria com entidades representativas como associações, prefeituras, universidades, entre outras. O objetivo é promover um ambiente propício ao surgimento e ao desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas.

Os orientadores, voluntários identificados pelas entidades locais, recebem uma capacitação do Sebrae/PR e serão replicadores do conhecimento adquirido para um número cada vez maior de pessoas. A previsão é que esses orientadores formem 48 turmas nos municípios de Bela Vista do Paraíso, Cambé, Cornélio Procópio, Ibiporã, Londrina, Nova Santa Bárbara, Primeiro de Maio, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Sertaneja e São Sebastião da Amoreira.

As turmas vão receber conteúdo baseado em quatro cursos do Sebrae: ‘Apreender a Empreender’, que auxilia pessoas interessadas em abrir uma pequena empresa a identificar características empreendedoras; o ‘Boas Vendas’, voltado ao comerciante, donos de lojas, mercearias ou quem queira abrir uma empresa, focando como gerenciar com sucesso pequenas empresas do comércio; ‘Juntos Somos Fortes’, com conteúdo voltado para pessoas que queiram trabalhar de forma coletiva e cooperada; e ainda o ‘Juntos Somos Fortes – Agronegócio’, com foco no agricultor ou empreendedor rural que queira unir esforços para conquistar melhores resultados.

De forma didática, esses conteúdos são disponíveis em DVD, em um formato que mescla telenovelas com histórias reais. Após a exibição dos vídeos, o orientador trabalha a assimilação do conhecimento com a turma, promovendo, por exemplo, dinâmicas de grupo e tirando dúvidas pontuais.

“O Telessalas trabalha em forma de parcerias. As entidades identificam as pessoas na comunidade e o Sebrae/PR faz a capacitação dessas pessoas, que serão os orientadores. O objetivo é fomentar o empreendedorismo para que, depois de participar do Telessalas, os empreendedores tenham condições de iniciar um novo negócio e que os empresários melhorem suas empresas”, explica a consultora do Sebrae/PR na Regional Norte, Simone Shavarski.

@@@

Quem faz a diferença

Levar o conhecimento à realidade de uma comunidade faz parte da vida da servidora Sônia Regina Martins Alves. Trabalhando na Prefeitura Municipal de Ibiporã, Sônia foi convidada para participar do Projeto Telessalas. Em 2007, ela recebeu a primeira capacitação sobre o curso ‘Aprender a Empreender’.

“Confesso que no início fiquei com medo, sou um pouco tímida e era uma experiência nova falar para uma turma de adultos”, relembra Sônia. Mas ela encarou como um desafio e hoje é categórica em falar dos resultados do Telessalas. “Estamos auxiliando em uma etapa da vida dessas pessoas e sentimos que fazemos a diferença. Não quero sair do Projeto e tenho prazer em participar”.

Sônia conta com orgulho sobre um grupo de pessoas, de uma comunidade carente de Ibiporã, que participou da primeira turma do Telessalas, em 2007. “Eles me procuraram recentemente para dizer que o conhecimento adquirido com o curso seria colocado em prática e que eles gostariam de receber novos conteúdos”. Para a orientadora, que realiza esse trabalho de forma voluntária e fora do expediente da Prefeitura, esse retorno é a certeza que o Projeto Telessalas faz a diferença.

Entre uma das características para ser um orientador, a consultora do Sebrae/PR, Simone Shavarski, ressalta que “a pessoa tem que ter vontade de colaborar com a comunidade e com o desenvolvimento da localidade”. Ao todo, já foram capacitados e estão em atividade 50 orientadores, desde 2007, quando o Projeto Telessalas começou no norte do Estado. Para isso, o Sebrae/PR conta com a parceria e o envolvimento de cerca de 25 entidades na região.

Mais informações sobre o Projeto Telessalas, nos 11 municípios da região norte, os interessados devem entrar em contato com o Sebrae/PR, pelo telefone (43) 3373-8000.

Facebook
Twitter
LinkedIn