Rede Petro Leste Fluminense é lançada no Rio

Vontade, garra e superação. Essas características foram citadas inúmeras vezes para saudar as dez empresas que integram a Rede Petro Leste Fluminense. Na cerimônia que oficializou a criação da quarta rede do Estado do Rio, realizada na última quinta-feira (3) em Niterói (RJ), foi apresentada a história do grupo que começou a se unir em outubro de 2006, quando os empresários participaram da Ação de Capacitação de Fornecedores, uma das iniciativas do convênio Petrobras/Sebrae para preparar micro e pequenas empresas para participarem de forma competitiva da cadeia de petróleo e gás.

“Sabendo das altíssimas exigências desta indústria e a velocidade deste mercado, rapidamente reconhecemos que seríamos mais fortes trabalhando unidos. Investimos muito do nosso tempo e energia para construir este grupo. Desde o princípio, já atuamos como uma rede com intercâmbio freqüente de idéias e realização de negócios entre os parceiros e a nossa expectativa para o futuro é a melhor possível”, afirmou Eduardo Soares, da empresa Technosys.

“Todas elas alcançaram um padrão de excelência”, afirmou a gestora do projeto de Petróleo, Naval, Offshore e Petroquímico do Leste Fluminense, Juliana Ventura, do Sebrae em Niterói. “Nossa meta agora é aumentar o número de participantes da Rede Petro neste mercado cobiçado por empresas de outros estados e do exterior que já estão se instalando na região”, afirmou

Ambiente extremamente favorável para os negócios justifica todo este empenho. O Estado do Rio de Janeiro deve receber entre 2008 e 2010 investimentos de cerca de R$ 107 bilhões. Deste total, R$ 16 bilhões vão para a região do Leste Fluminense, que serão aplicados em diferentes projetos, onde se destacam a indústria naval e a implantação do complexo petroquímico.

“O governo do Estado está atento e por isso criou o Comitê Técnico Gestor formado por treze secretarias, Ministério das Cidades, Petrobras, Caixa Econômica, BNDES com a função permanente de estabelecer um planejamento prévio para amplificar o alcance destes investimentos com ações como investimento em infra-estrutura”, destacou Antonio Luis Silva de Menezes, representando o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno.

“Todos nós somos apenas coadjuvantes, porque vocês, empresários, pela garra e visão de futuro, são os atores principais no processo de desenvolvimento econômico”, elogiou o gerente regional do Sebrae no Leste Fluminense, Américo Diniz.

Facebook
Twitter
LinkedIn