Cada vez mais brasileiros têm acesso residencial à internet, apontam dados do Ibope NetRatings divulgados nesta quinta-feira (24). E é a classe C a principal responsável por isso.
Devido ao maior número de trabalhadores com carteira assinada, à maior possibilidade de obter financiamento e aos preços mais baixos dos computadores, além da banda larga com valores mais acessíveis, as famílias dessa classe estão utilizando mais a internet.
Outro fator que contribui para isso, segundo o gerente de análise do Ibope NetRatings, Alexandre Magalhães, é o fato de que os pais da classe C acreditam que a internet dará uma vida melhor para seus filhos, e por isso não poupam esforços para obter acesso residencial.
Internautas brasileiros
No mês de março, o número total de internautas residenciais ativos no Brasil cresceu 3,2% em relação ao mês anterior, atingindo a marca de 22,7 milhões de usuários.
Segundo o estudo do Ibope NetRatings, o tempo médio de navegação residencial por internauta brasileiro foi de 23h51min, 1 hora e 27 minutos a mais do que em fevereiro, com 22h24min, e 2 horas e 56 minutos acima do tempo de março de 2007.
Pessoas com acesso e categorias
Ainda de acordo com o Ibope, o número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente chegou a 40 milhões.
As categorias com melhor desempenho por número de usuários no mês passado, comparando com fevereiro, foram *Ocasiões Especiais*, com crescimento de 27,2%, *Educação e Carreira*, com 13,8% de aumento, *Família e Estilo de Vida*, com alta de 13,4%, e *Governo e Empresas sem fins Lucrativos*, que teve crescimento de 13,3%.
Já na comparação anual, o maior crescimento foi da categoria *Informações Corporativas*, com 67% de alta.
Líderes mundiais
O Brasil continuou liderando o ranking de tempo gasto com a internet no mês passado. Os outros países que completam a lista são: França, com 21h30; Estados Unidos, com 20h24; Japão, com 20h21; e Alemanha, com 19h09.