Respondendo à queda do petróleo, Nikkei declina e bolsa chinesa sobe

O índice Nikkei fechou em ligeira queda nesta sexta-feira (18), liderado por petrolíferas e pelo setor financeiro.

A bolsa de Hong Kong também encerrou a sessão com variação negativa, enquanto a bolsa da China subiu, apoiada na previsão dos setores aéreo e petroquímico por custos menores.

Ruim em Tóquio…
Frente à queda do petróleo de 3,6% no último pregão em Nova York, os papéis das exploradoras Inpex e Japan Petroleum recuaram 3,4% e 2,5%, respectivamente, perante um horizonte menor de rendimentos. Além disso, o anúncio da Inpex, de que os custos para exploração do gás natural liqüefeito na Austrália tornaram-se estratosféricos, favoreceu a desvalorização de suas ações.

Os ativos dos bancos Mizuho e Mitsubishi Financial caíram 0,4% e 0,6%, respectivamente, após o Wall Street Journal relatar que a Freddie Mac levantará US$ 10 bilhões em capital através de uma oferta pública de ações, aumentando a especulação de que as perdas geradas pela crise de crédito continuarão a permanecer no cotidiano das instituições financeiras.

…bom em Xangai
Respondendo à baixa do óleo bruto, as ações da Air China subiram 6,5%, enquanto os papéis da China Southern Airlines dispararam 8,7%. Os ativos das companhias aéreas possuem correlação negativa com a cotação do petróleo pelos custos oriundos do querosene serem muito onerosos ao setor.

Ademais, as petroquímicas também se beneficiaram da queda do hidrocarboneto. As ações da China Petroleum, conhecida também como Sinopec, e da PetroChina valorizaram-se em 7,6% e 2%, respectivamente.

A Sinopec relatou que sua projeção de lucro no primeiro semestre caiu mais de 50%, devido à alta do óleo bruto e, principalmente, pela intervenção governamental na China, que controla os preços dos produtos refinados aos consumidores, para conter a inflação.

Confira as cotações

O índice Nikkei ,da Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em queda de 0,65%, chegando a 12.804 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte baixa de 16,36%.

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou alta de 0,64%, enquanto o índice Shangai Composite ,da Bolsa de Xangai, subiu 3,49%.

Facebook
Twitter
LinkedIn