Resultados corporativos e queda do petróleo impulsionam bolsas asiáticas

O índice Nikkei fechou em leve alta nesta quarta-feira (9), influenciado por boas notícias no setor corporativo e pela queda no preço do petróleo.

A bolsa de Hong Kong também encerrou a sessão com variação positiva e a da China subiu pelo terceiro pregão consecutivo, também refletindo a perspectiva de maior controle da inflação no país.

Tóquio avança
A bolsa nipônica operou em clima mais otimista após a notícia de que os pedidos de máquinas industriais cresceram quase 10 vezes mais rápido do que o esperado pelos economistas, mostrando solidez da atividade industrial.

Além disso, a queda no preço do petróleo amenizou a expectativa de aumento nos custos com energia elétrica.

As ações da Kawasaki Heavy Industries Ltd., maior produtora japonesa de robôs industriais, e as da Bridgestone Corp. registraram ganhos de 3,37% e 2,98%, respectivamente.

Resultados corporativos
Dentre outros destaques, as ações da Poly Real Estate avançaram 10% em Xangai, impulsionadas pela expectativa que o lucro da companhia tenha sido de 220% a 270% maior neste semestre em relação ao mesmo período de 2007.

Na mesma linha, os papéis da Cosco Shipping Co., maior transportadora de containeres da China, registraram alta de 7,2%, após o anúncio que seu lucro semestral foi 141% maior em 2008 na comparação com o ano anterior.

Confira as cotações
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio encerrou o pregão em leve alta de 0,15%, chegando a 13.052 pontos. Entretanto, o acumulado no ano aponta para forte baixa de 14,74%.

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou alta de 2,76% e atingiu 21.806 pontos, enquanto o índice Shangai Composite da Bolsa de Xangai registrou forte alta de 3,75%, encerrando a 2.921 pontos.

Facebook
Twitter
LinkedIn