O consumidor já pode encontrar em 16 lojas de supermercados da grande São Paulo sacolas plásticas mais resistentes que as usuais. A produção e disponibilização das sacolas têm o objetivo de reduzir sua utilização, visando o consumo consciente, a reciclagem e a preservação do meio ambiente.
Esta iniciativa faz parte do projeto piloto do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas na Grande São Paulo, que pretende reduzir em 30% o número de sacolas plásticas no período de 12 meses.
Resistência para reutilização
O programa estabeleceu a produção e distribuição de sacolas plásticas mais resistentes, fabricadas de acordo com norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para acondicionar mais produtos e dispensar o uso sobreposto para evitar que se rompam. No primeiro mês de projeto, o consumo desse item nos supermercados participantes caiu 12%, significando que 40% da meta já foi atingida.
"Pesquisa Ibope mostrou que 100% das famílias das classes B, C e D usam as sacolinhas para embalar o lixo doméstico. Sem elas, teriam que comprar sacos plásticos. Nossa idéia, então, foi promover uma ação para convencer as pessoas a levar para casa apenas as embalagens realmente necessárias, e estimulá-las a reusar todas", explica Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos.
Mudança no consumo
Um estudo de observação realizado pela SP Trade em 12 supermercados da cidade de São Paulo antes da campanha revelou que 13% dos consumidores utilizavam as sacolinhas em duplicidade e, em 61% dos casos, ocupavam menos da metade de sua capacidade.
@@@
Com as novas sacolas, que suportam até 6kg de mercadorias, esses números mudaram. A duplicidade caiu para 6,3%, e a subutilização, para 32,9%. Os clientes que deixaram os pontos de venda com as sacolas cheias eram apenas 26% do total, e agora, chegaram a 60,8%.
"Estamos no caminho certo para atingir nossa meta de diminuir o consumo de sacolas plásticas incentivando o consumidor a aderir ao princípio dos três ‘R’: Reduzir, Reusar e Reciclar", afirma Esmeraldo.
Projeto piloto
Participaram do projeto piloto 16 lojas da Grande São Paulo, dentre elas, as dos supermercados Pão de Açúcar e Carrefour, entre os dias 29 de maio e 29 de junho. Para auxiliar na campanha de conscientização dos consumidores, operadores de caixa e empacotadores receberam treinamento específico.
Além disso, 62 promotores abordaram os clientes nos pontos de venda para apresentar os benefícios da nova sacola e estimulá-los a reduzir o seu consumo. A pronta aceitação do consumidor levou os supermercados que adotaram o projeto a continuar com a distribuição das sacolas mais resistentes. Atualmente, são consumidas no país 18 bilhões de sacolas por ano.