Recursos servirão para apoiar projetos com 138 cooperativas, em 16 estados e no DF
O Sebrae vai investir R$ 5,3 milhões em 17 projetos envolvendo 138 cooperativas de crédito. Os recursos serão aplicados até 2014 em boas práticas de gestão e serviços financeiros. Até lá, as cooperativas vinculadas ao Sicredi, Sicoob, Unicredi, Ascoob, Cresol, e Cecred se propõem a atender 537,8 mil empreendedores e empresas de pequeno porte com R$ 2,6 bilhões em créditos concedidos. Atualmente, essas cooperativas atendem 135,4 mil pequenos negócios, com R$ 1,5 bilhão em carteira.
Os projetos, já aprovados pela diretoria da instituição, estão focados em dois eixos de atuação, no contexto de boas práticas: na articulação institucional entre os dois sistemas – Sebrae e de crédito cooperativo – e na melhoria do atendimento aos clientes, de forma segmentada. “O sistema de crédito cooperativo é uma alternativa muito importante para ampliar o acesso dos empresários do segmento de pequeno porte a serviços financeiros e mercados”, assinala o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.
Por meio das cooperativas de crédito, espera-se um atendimento melhor aos empresários do segmento de pequeno porte em 17 unidades da federação: AL, AP, BA, CE, DF, GO, MA, MT, MS, MG, PB, PR, PE, RN, RS, SC e TO. “Teremos serviços financeiros diferenciados nas cooperativas de crédito, conforme a necessidade de empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, facilitando esse relacionamento e agilizando o acesso a crédito e a mercados”, explica Carlos Alberto dos Santos.
Os projetos apresentados nesses estados visam promover maior integração entre os sistemas Sebrae e cooperativo, buscando a melhoria constante na oferta de produtos e serviços financeiros aos pequenos negócios, e ampliar o conhecimento pelas cooperativas de crédito sobre empreendedores e empresas de pequeno porte, para que haja mais agilidade e eficiência no acesso ao crédito. Somam-se o intercâmbio de informações entre as cooperativas de crédito e o Sistema Sebrae para disseminação de boas práticas de gestão, com o objetivo de elevar o padrão de atendimento das cooperativas.
Entre as ações previstas, destacam-se a capacitação para dirigentes e técnicos do sistema cooperativo sobre gestão empresarial com foco nos pequenos negócios. A meeta é ampliar a percepção das cooperativas sobre esse segmento e incentivar o desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços financeiros com enfoque em microfinanças para empreendedores individuais e microempresas.
Os projetos vão atuar também em novos territórios, para levar o sistema cooperativo de crédito a locais onde empresas de pequeno porte ainda não dispõem de serviços bancários, e na realização de missões técnicas de intercâmbio entre cooperativas de crédito. O início das ações está programado para janeiro de 2012.