Senado estuda possibilidade de taxar bebidas, cigarros e automóveis de luxo

Segundo informações do presidente do Senado, Garibaldi Alves, a casa deve receber até a próxima quinta-feira (19) um estudo que prevê aumento de carga tributária sobre produtos como bebidas, cigarros e automóveis de luxo.

A pesquisa teria sido encomendada para ser apresentada como alternativa para o financiamento dos gastos com a saúde, substituindo assim a CSS (Contribuição Social para a Saúde), já que, de acordo com Garibaldi, a proposta não deve ser aprovada no Senado.

"É uma forma de não penalizar o contribuinte brasileiro (…) Para mim, o governo deverá tentar votar logo (no Senado), mas para isso ele precisa ter sua base compacta e pronta para votar. A oposição, em matéria de CSS, não está para acordo não", disse.

A CSS
A Contribuição Social para a Saúde, foi criada a fim de garantir recursos à Saúde, que com a Emenda 29 deve ter receita bruta ampliada em 10% até 2011, a CSS prevê alíquota de 0,1% sobre movimentações financeiras de quem tem rendimentos superiores a R$ 3.038,00 e pretende funcionar nos moldes da extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras).

O novo imposto foi aprovado, na última quinta-feira (11), pela Câmara dos Deputados, com 259 votos. Agora, espera a votação de quatro destaques para ser levado ao Senado.

Facebook
Twitter
LinkedIn