O setor de floricultura movimentou, em 2007, R$ 2,4 bilhões. O mercado é composto por sete mil produtores, que atuam em 25 mil pontos de venda, como floriculturas, quiosques, supermercados, feiras livres e garden centers (supermercados específicos para flores e plantas).
São 250 tipos diferentes de flores no Brasil. Entre as mais vendidas estão: rosas, lírios, tulipas, gérberas e tropicais. Quando acompanhadas por vasos, os destaques são a violeta, begônia e kalanchoe (flor da fortuna).
De acordo com o anuário brasileiro das flores 2007, o Brasil produz e comercializa, tanto as espécies temperadas quanto as tropicais, o que contribui para a venda de flores tradicionais e exóticas. O carro-chefe da produção nacional são as ornamentais.
Os maiores produtores de flores são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio grande do Sul. SP é responsável por 70% do volume total. Em relação ao consumo, 85% da demanda está no Sudeste.
Para o presidente da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais, Renato Opitz, nos últimos cinco ano, as flores que mais se desenvolveram no País foram as orquídeas, bromélias e tropicais.
As datas comemorativas que mais contribuem para o aumento de renda do produtor brasileiro são o Dia das Mães, dos Namorados, Finados, Internacional da Mulher e o Natal.