O mercado pet brasileiro é o segundo maior do mundo em número de animais e volume de produção. Em 2007, as indústrias de alimentos para animais contabilizaram um faturamento de US$ 3,07 bilhões e produziram 1,8 milhões de toneladas de alimentos, de acordo com a Anfal Pet (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação).
Em relação a 2006, o setor cresceu apenas 4,26% no ano passado. Segundo a entidade, o aumento não foi mais intenso por conta da alta dos preços das matérias-primas e da pesada carga tributária, que encarece e dificulta o acesso da população ao produto formal e de melhor valor nutricional, além de diminuir a competitividade no exterior.
A expectativa da entidade é que o setor fature US$ 3,22 bilhões em 2008, o que denota um crescimento de 5% ante o ano passado.
Potencial
O potencial do mercado brasileiro, de acordo com a associação, está muito além dos resultados conquistados – há 31 milhões de cães e 15 milhões de gatos no País, um consumo potencial de 3,96 milhões de toneladas/ano.
Entretanto, os alimentos industrializados são oferecidos a apenas 45,32% dos animais de companhia, sendo os outros 54,68% alimentados com sobras de mesa. "São aproximadamente 2 milhões de toneladas de arroz, carnes, leite e outros alimentos utilizados para alimentar nossos animais de companhia, conseqüentemente desviados da alimentação humana", afirma o presidente da Anfal Pet, José Maria Parra.
Análise por segmento
O segmento de produtos econômicos ou básicos, que representa 65% do mercado, absorve todo o crescimento do setor; o Standard, que representa 23% do mercado, permanece estável; e o segmento Premium – 8% do mercado – mais o segmento Super Premium – 4% do setor – mantêm queda. Segundo a associação, as empresas no segmento dos produtos econômicos ou básicos sonegam 60% dos impostos.
O valor sonegado é repassado ao consumidor, beneficiando-o com queda nos preços em até 30%. Isto significa que o crescimento do mercado ocorre nas faixas mais pobres da população. Mas os produtos classificados como econômicos ou básicos têm como característica o baixo valor nutricional e a não-arrecadação dos impostos.
Saiba mais sobre o mercado de produtos para animais de estimação:
Segmento | 2007 (US$) |
Alimento | 3.067.511.609,49 |
Medicamentos veterinários e produtos higiene | 272.680.639,20 |
Serviços | 546.080.000 |
Equipamentos e acessórios | 215.622.000 |