Software simplificado melhora gestão no campo

Ainda embrionária, mas muito bem situada no emergente mercado do agronegócio, a AgroPíxel aposta na integração da tecnologia com o campo, através de softwares com interface simplificada, destinados a atender às necessidades dos agricultores e empresários do setor. Criada há cerca de um ano pelos empreendedores Francisco Nogara Neto e Walter Maier Neto, a empresa atua em dois segmentos cada vez mais complementares, a agropecuária e a tecnologia da informação e comunicação (TIC). A empresa presta consultoria em agricultura de precisão, através de mapas processados por imagens obtidas por satélite e também por drones. Os dados obtidos mostram, entre outros resultados, índices de vegetação como o NDVI, o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, que permite o mapeamento da lavoura além da medição da quantidade e condição de uma determinada área.

Incubada na Intuel, a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina, a empresa vem desenvolvendo um software que tem o objetivo de simplificar os processos e popularizar o acesso às tecnologias de gestão no campo. “Isso irá permitir que qualquer agricultor ou profissional que atua com o agronegócio consiga integrar agricultura de precisão, fundamentos agronômicos, ferramentas de gestão, geoprocessamento e sensoriamento remoto”, diz Walter Maier Neto. Segundo ele, existem muitos dados disponíveis, mas ainda pouca informação que seja realmente útil para a melhoria da gestão e da produtividade agrícola. “Nosso diferencial está aí, muito mais que entender o setor, fazemos com que a tecnologia seja inteligente e promova o aumento da produtividade no agronegócio”, revela.

Na prática, o mapeamento consiste em verificar a variabilidade da lavoura e a geração de diferentes zonas de manejo, graças ao cruzamento dos dados das imagens com as informações coletadas no campo. O resultado gera uma economia de insumos que pode chegar até aos 60%, pois somente as áreas necessitadas receberão incrementos. Com isso gera-se também ganhos em produtividade e benefícios ambientais, além de mais sustentabilidade.

Para Francisco Nogara Neto, se as startups entenderem as reais necessidades dos produtores rurais, o mercado abrirá ainda mais oportunidades para essas novas empresas. “As mudanças tecnológicas, como GPS, sensoriamento remoto, geoprocessamento entre outras, estão cada vez mais presentes no cenário da agropecuária brasileira, porém, ainda subutilizadas”, avalia. Saber como otimizar essa questão será importante, garante Nogara Neto, tanto para novas startups quanto para os próprios clientes. O emprego adequado destas inovações será decisivo para a competitividade e sustentabilidade das empresas voltadas ao agronegócio.

Com o crescimento do setor, a AgroPíxel planeja agora os primeiros passos no mercado internacional através de um projeto da Apex-Brasil e Fundação Araucária, que promove incremento à competividade e promoção da cultura exportadora empresarial. O objetivo será alinhar as soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa a conceitos de qualidade e boas práticas internacionais. De acordo com Walter Maier Neto, as tecnologias ligadas ao desenvolvimento do campo está presente no País, mas ainda é pouco conhecida e pouco utilizada. “Faltam soluções mais acessíveis. Existem muitas tecnologias que geram dados desconectados e que atualmente têm pouca utilidade prática. A proposta da AgroPíxel é simplificar e facilitar o acesso à informação com valor agregado”, define.

 

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