A taxa média de juros cobrada nos financiamentos para empresas registrou queda de três pontos-base em abril de 2008, frente a março, atingindo 4,13% ao mês. Em relação à taxa apurada no quarto mês de 2007 (4,17% a.m.), houve recuo de quatro pontos-base.
As informações fazem parte do relatório mensal divulgado nesta segunda-feira (12) pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), que analisa taxas cobradas nas operações de financiamento tanto para empresa quanto para o consumidor.
Análise por modalidade
A tabela abaixo inclui a taxa média mensal cobrada nas quatro modalidades de financiamento para empresas acompanhadas pela Anefac, para os dois últimos meses, assim como a taxa no mesmo período do ano passado e sua variação em pontos-base.
Análise mensal
Como mostra a tabela acima, todas as modalidades sofreram redução nas taxas de juros entre março de 2008 e abril deste ano. O destaque ficou com conta garantida – cheque especial, cuja queda atingiu quatro pontos-base, de 5,46% a.m. para 5,42% a.m.
As modalidades capital de giro e desconto de duplicatas apresentaram diminuição de dois pontos-base, ao passo que o item desconto de cheques sofreu redução de um ponto-base.
Conta garantida: destaque em 12 meses
Na comparação com as taxas cobradas em abril de 2007, as maiores baixas foram registradas nas operações de capital de giro e desconto de cheques. No quarto mês de 2007, as operações de capital de giro cobravam juros médios de 3,99% a.m., nove pontos-base acima da taxa atual, de 3,90% a.m.
Já as operações de desconto de cheques cobravam juros médios de 3,69% a.m., seis pontos-base abaixo da taxa atual, de 3,75% a.m. Por sua vez, as modalidades desconto de duplicatas e conta garantida – cheque especial sofreram redução de cinco pontos-base, cada uma.