As vendas do varejo registraram alta de 10,9% em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2007. Os dados fazem parte do "Indicador Serasa de Atividade do Comércio", divulgado pela entidade nesta segunda-feira (7).
Segmentos
Frente a janeiro de 2007, as vendas dos hipermercados, supermercados, alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas etc) tiveram um crescimento de 9,2%, no primeiro mês do ano, e as do varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção etc) aumentaram 12,5%.
Segundo os técnicos da Serasa, a alta nas vendas do comércio no início deste ano reflete a expansão da oferta de crédito, os prazos mais longos de financiamento, a inadimplência sob controle, o crescimento do emprego formal e a evolução nos valores dos salários.
Metodologia
O Indicador Serasa de Atividade do Comércio considera uma amostra das seis mil empresas do varejo mais representativas de todo o País. A entidade possui em sua base de dados informações de cerca de 5,3 milhões de empresas de todos os setores econômicos.