Os negócios futuros realizados na 4ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia (Bio Brazil Fair) vão gerar para agricultores familiares recursos da ordem R$ 2,3 milhões. O resultado representa um crescimento de 383,3% em relação a 2007, quando totalizaram R$ 600 mil. Na comparação com o mesmo período, as vendas diretas cresceram de R$ 70 mil para R$ 92 mil.
A Bio Brazil Fair 2008 foi realizada de 1º a 4 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Participaram sete redes de Empreendimentos Agroindustriais da Agricultura Familiar, representando mais de 11.700 famílias.
"É gratificante apoiar e acompanhar as redes, que, ano após ano, avançam em todos os aspectos, como a qualidade e apresentação dos produtos", afirma o coordenador de Agroindústria da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), José Adelmar Batista.
O coordenador ressalta o progresso no tratamento com o público consumidor e os empresários durante a feira. "Todos saem ganhando. O Ministério, por tornar públicas as políticas que são implementadas; os agricultores familiares, por terem a chance de mostrar seus produtos e comercializá-los; e os consumidores, por adquirirem produtos de alta qualidade."
Sucesso
A Rede Ecovida de Agrocologia, que representa 200 famílias de agricultores, foi responsável pelo maior volume de negociações futuras na feira. Com os contatos feitos ao longo dos quatro dias, fechou negócios com redes de supermercado e lojas de produtos naturais que totalizam R$ 1,4 milhão.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), a Central do Cerrado – Produtos Ecossociais e a Associação Brasileira de Empreendimentos da Economia Solidária e Agricultura Familiar no Comércio Justo e Solidário (Ecojus Brasil) fizeram contatos que irão gerar, respectivamente, vendas de R$ 150 mil.