As vendas dos supermercados brasileiros sofreram queda de 22,72% em janeiro, na comparação com o mês anterior. Já na comparação com o primeiro mês de 2007, houve alta nas saídas de mercadorias, de 8,28%.
Os dados – que levam em conta os efeitos da inflação medida no período pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo), do IBGE, foram divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) na última quarta-feira (27).
Motivos dos resultados
De acordo com o presidente da Abras, Sussumu Honda, a recuperação dos preços e a manutenção do bom ambiente econômico fizeram a diferença no desempenho do setor no primeiro mês do ano.
"Mesmo com a crise internacional, a economia brasileira se mostrou suficientemente sólida. Não houve desespero, o dólar se manteve em baixa e os consumidores continuaram indo às compras", avalia Honda.
O Índice Nacional de Vendas Abras é calculado com base nos demonstrativos de vendas enviados por redes supermercadistas que respondem por 60% do faturamento do setor.