Criada em 2013, por Ari Gorenstein e Marcos Leal, a Evino já é a segunda maior loja on-line de vinhos do mercado brasileiro, com média de 80 mil garrafas comercializadas por mês e faturamento de R$ 18 milhões no ano passado. A ideia surgiu em 2012, quando Leal atuava em um fundo de investimentos da Alemanha, a Project-A Ventures, que buscava por novos nichos para investir no Brasil. “Neste momento, identificamos um mercado saudável no País, no qual o e-commerce e o setor de vinhos estavam e continuam em expansão”, diz Leal. O projeto da Evino recebeu aporte de R$ 6 milhões do fundo alemão e mais R$ 7 milhões de um investidor privado brasileiro.
Nem mesmo a crise esmorece os sócios. Para 2015, a expectativa é crescer mais de 200%, alcançando o faturamento de R$ 50 milhões. Segundo Leal, o mercado de vinhos tem crescido muito no Brasil. “Nos últimos três anos, o consumo de vinho por pessoa cresceu 15%. E o nosso crescimento também é mais um indicador positivo do setor. Ter um negócio com a crise econômica em ascensão não é bom para nenhum segmento, mas nós estamos bem posicionados para atender os clientes mesmo com a economia em desaceleração. Nosso objetivo é continuar oferecendo produtos com um bom custo-benefício e procurando garantir a satisfação do cliente. Desta forma, acreditamos que o consumidor não irá deixar o prazer de consumir um bom vinho, mesmo com a crise econômica.”
A estratégia para atingir os resultados esperados é apresentar o vinho de uma forma simples, facilitando o processo de compra do consumidor, através de uma comunicação criativa e direta, com fotos e conteúdo exclusivos, incluindo sugestões de harmonização e ocasião para o consumo. “Nosso propósito é desmistificar e democratizar o consumo de vinho no País, além de prezar pela produção de um conteúdo que simplifique conceitos e oriente o consumidor na escolha dos melhores rótulos para cada caso – tudo feito com uma curadoria especializada de sommeliers”, afirma Leal. “Apostamos, ainda, nos modelos de flash-sales, vitrine permanente e clube de assinaturas, oferecendo um portfólio que inclui os ícones do mercado, assim como importações próprias e rótulos exclusivos, de vinícolas do velho e do novo mundo.”
A proposta dos Clubes Evino e Evino Black é conquistar novos clientes e fidelizar os que já compram pelo site. São oferecidos rótulos com maior valor agregado, opções exclusivas e com ótimo custo-benefício. A seleção é extremamente criteriosa por parte de sommeliers, especialmente dedicados a isso, o que resulta na oferta de vinhos que valem até duas vezes o preço da assinatura. A entrega é mensal, e o número de garrafas, sempre de rótulos diferentes, varia de acordo com os planos, que são de R$ 109 (duas garrafas), R$ 209 (quatro) ou R$ 309 (seis). Como estratégia para atrair um novo perfil de cliente, o consumidor de vinhos de valor agregado maior ainda, a Evino lançou este ano o Clube Evino Black, no qual os planos são de R$ 189 (duas garrafas), R$ 359 (quatro) e R$ 534 (seis). Assinantes dos clubes ainda têm benefícios específicos, como acesso antecipado às promoções da loja, descontos maiores, ofertas e produtos exclusivos, regra de frete diferenciada e acesso gratuito à Revista Evino, que traz conteúdo diverso sobre o universo da enogastronomia.
Marcos Leal, 35 anos, é formado em Engenharia Elétrica, com MBA na London Business School, e responde pelas áreas de Marketing, TI, Financeiro e RH da Evino. Da mesma idade, Ari Gorenstein é engenheiro de produção, com mestrado em vitivinicultura, enologia e marketing de vinhos na Europa. Antes de fundar a Evino, atuou como CEO na Wine Society importadora e analista de mercado de vinhos na UBIFRANCE e no BIVB na Borgonha. Ele é responsável pelas áreas de Sourcing (compras), Operações e SAC da Evino. Já a parte estratégica é sempre discutida em conjunto, envolvendo ainda o quadro de investidores. www.evino.com.br