Vitalidade e estabilidade da economia fazem brasileiros consumirem mais

Segundo artigo publicado no The New York Times, no último sábado (24), a estabilidade e a vitalidade econômica do país fazem que os brasileiros vivam um "boom" de consumo.

De acordo com o jornal, os consumidores do país estão gastando como se não existisse a palavra recessão, a classe média está crescendo, bem como a oferta de crédito, e mais brasileiros têm mais dinheiro.

O bom momento teria propiciado a 20 milhões de brasileiros o acesso a bens como carros, casas e aparelhos eletrônicos. Além disso, a recessão norte-americana não afeta mais o país como antigamente.

"Era comum dizer que, quando os Estados Unidos espirravam, o Brasil pegava uma pneumonia, mas este não é o mais o caso", declarou o diretor-executivo de pesquisas da Morgan Stanley no Brasil, Marcelo Carvalho.

Destaques

Além da estabilidade econômica, o New York Times acredita que o bom momento brasileiro também foi influenciadopela China. O jornal diz que a alta dos preços das commodities, impulsionada pelo crescimento da demanda chinesa, gerou empregos e trouxe dinheiro ao Brasil.

Outro quesito ressaltado no artigo seria a gestão competente do atual governo, que, entre outras coisas, manteve a inflação sob controle.

O jornal destacou também que os investimentos estrangeiros no país dobraram no ano passado, passando para US$ 34,6 bilhões.

Facebook
Twitter
LinkedIn