Como comandar uma equipe à distância?

Estar à frente de uma empresa não é uma tarefa fácil. Um bom líder precisa saber muito bem como lidar com pessoas, já que deve ter jogo de cintura para entender quais são as vontades, demandas e problemas de sua equipe. Mas quando tudo isso tem que ser feito a quilômetros de distância, o desafio toma proporções ainda maiores.

Essa situação é cada vez mais comum no mundo corporativo. O avanço da tecnologia, principalmente com a popularização de videoconferências, permitiu que gestores pudessem acompanhar de longe o que acontece em sua empresa. Essa possibilidade traz benefícios interessantes ao próprio negócio, já que os donos otimizam seu tempo e ainda ficam livres para ampliar sua atuação em novas fronteiras.

Ainda assim, é preciso ter cautela ao tomar a decisão de comandar à distância. Não é um processo simples e exige uma postura firme do “líder virtual”. O primeiro passo é justamente deixar claro à equipe que as tarefas precisam ser realizadas da mesma forma, com metas e prazos bem definidos. Os funcionários devem entender que a liderança à distância é uma mudança de estratégia do alto comando, e não uma alteração na estrutura do trabalho. É importante que os “liderados” consigam executar suas funções sem uma supervisão direta. Existem pessoas que não têm esse perfil, portanto, é preciso avaliar se sua equipe tem essa capacidade de autogerenciamento.

Pode soar contraditório, mas estar longe não significa estar ausente. Para superar as barreiras físicas, um bom líder deve entrar em contato constantemente com seus funcionários, responder e-mails rapidamente e mostrar que está à disposição de todos.

É preciso ter consciência também que as relações pessoais não podem ser completamente abandonadas. Sempre que possível, quem está no comando precisa marcar reuniões presenciais, ou ao menos tomar um café com sua equipe. O clichê de que nada substitui o olho no olho é a mais pura verdade. Isso é importante para motivar a equipe e passar sentimentos que não são transmitidos no mundo virtual.

Portanto, a decisão de liderar a equipe de longe deve ser muito bem planejada. Depois que for implementada, é importante que o empreendedor leve o processo com seriedade e faça avaliações pessoais e de seus funcionários constantemente. Seguindo um processo estratégico, aumentam as chances da empresa crescer mesmo com o comando à distância.

Fabiany Lima é mãe de gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 3 idiomas e que estimula a interação da família.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn