Começando a empreender? Conheça os primeiros passos para seu negócio entrar no digital com toda a velocidade

A gente sabe que empreender no Brasil é um desafio e tanto, mas sabemos também que fazer isso sem a ajuda certa pode ser um caminho difícil e doloroso. Todos os dias nascem mais de 6 mil novos empreendedores no Brasil e muitos desses negócios não conseguem passar do que chamamos de vale da morte por não terem uma estratégia de Marketing Digital bem estruturada.

Construir um negócio do zero, hoje em dia, exige basicamente criatividade, coragem e estratégia.

Criatividade para construir algo novo, revolucionário e que não seja apenas mais do mesmo.

Coragem para largar tudo, o emprego fixo com salário garantido, direitos trabalhistas e tudo mais para se tornar um empreendedor de carteirinha.

Estratégia para conquistar os primeiros clientes, posicionar a marca no mercado e atrair pessoas e empresas interessadas em comprar de você, além é claro de ajudar você a definir onde você quer chegar com o seu negócio.

O que diferencia um novo negócio de um com uma estratégia de Marketing bem definida?

Uma estratégia de marketing bem definida acaba sendo a responsável por gerar receita com baixo investimento e alto retorno. Mas para construir essa estratégia você vai precisar seguir alguns passos bem importantes.

Definição de Persona

Persona é uma definição ampliada do seu perfil de comprador. Compreende a extensão do seu comportamento na web e na vida. Defini-la de forma completa exige orientação e questionamentos pertinentes ao seu objetivo de negócio.

Entender quem é o seu potencial cliente analisando desde características físicas e psicológicas, entender quais assuntos lhe interessam mais, ter um entendimento das suas atividades pessoais e profissionais, o nível de instrução e entender os desafios e obstáculos dessa persona são fundamentais para você entender para quem você vai vender os seus produtos ou serviços. A definição de persona orienta você no entendimento de quais problemas o seu produto ou serviço vai resolver para esse potencial cliente. Sabendo disso você já sabe por onde começar a sua estratégia comercial.

Redes Sociais

Ter uma presença digital nas redes sociais é fundamental para quem está começando a empreender. É através das redes sociais que você vai começar a se relacionar com os seus futuros clientes, vai apresentar suas soluções e principalmente construir uma presença digital sólida.

Não existe receita de bolo para redes sociais. Cada segmento de negócio vai ter mais audiência em uma ou outra rede social, mas é importante que você esteja presente pelo menos nas principais redes como LinkedIn, Facebook e Instagram. Dependendo do seu tipo de negócio, ter uma presença no YouTube pode ser fundamental para conquistar a confiança das pessoas e fazer com que elas se tornem clientes.

O melhor de tudo quando falamos de redes sociais é que você pode criar a conta da sua empresa sem precisar desembolsar dinheiro. A criação das contas é totalmente gratuita e pode ser feita antes mesmo de você ter sua empresa registrada, já que não é necessário ter um CNPJ para criar uma conta empresarial nessas redes.

Site Institucional + Blog

Poderíamos falar sobre centenas de empresas que nasceram de um blog e hoje estão faturando 7 dígitos todos os meses, mas o objetivo aqui é outro. Ter um blog é a forma mais barata de você falar sobre seus produtos, serviços e assuntos relevantes para a sua Persona sem precisar fazer grandes investimentos. Hoje em dia o mais comum é ter um site institucional e o blog dentro de uma mesma estrutura, onde você mesmo pode criar, gerenciar e publicar os conteúdos.

Para ter um blog profissional juntamente com um site institucional é recomendado que você contrate alguma empresa especialista em criação de sites e blogs. Um site bem estruturado funcionando junto com um blog profissional não só ajuda você a conquistar a atenção dos seus potenciais clientes com conteúdos interessantes e relevantes mas também é essencial para você a ter um bom posicionamento no Google, que é por onde a maioria dos clientes vão encontrar você.

É através do seu site que os clientes vão encontrar o seu endereço, um número de telefone ou pelo menos um formulário de contato para falar com você. Ter um formulário de contato é uma das formas mais eficazes de você atender as pessoas interessadas em falar com você e já captar dados como endereço de e-mail e telefone dessas pessoas. Com uma boa base de e-mails você pode criar uma estratégia de Email Marketing e relacionamento com essas pessoas, oferecendo conteúdos relevantes e interessantes que atraiam a atenção e façam com que esse lead crie mais confiança em você e no que você vende.

Inbound Marketing

Em modelos mais avançados de negócios as empresas começam a utilizar ferramentas e estratégias de Inbound Marketing já no começo do negócio. O Inbound Marketing é mundialmente conhecido e reconhecido como a mais eficaz forma de gerar receita com baixo investimento, já que você utiliza a produção de conteúdo, materiais ricos e campanhas de e-mail para atingir o seu público alvo.

No Inbound Marketing o mais comum é definir um funil de conversão definido em etapas. Essas etapas ajudam o negócio a definir os tipos de materiais e formas de relacionamento que serão utilizadas durante a jornada desse cliente. Esse é um processo bem estratégico e deve ser muito bem definido. A maior parte das empresas que não possuem um departamento de marketing cuidando de suas campanhas de Inbound Marketing, utilizam mão de obra especializada para conquistar novos clientes. É necessário tomar muito cuidado na hora de contratar uma empresa para fazer a gestão das suas campanhas. Existem diversos “profissionais” no mercado que se vendem como especialistas no assunto, porém possuem pouca ou nenhuma experiência no assunto.

O Inbound Marketing vai além do conceito de apenas criar posts em redes sociais e responder comentários. Uma estratégia de Inbound Marketing é o caminho mais rápido entre o seu negócio e os seus potenciais clientes. Existem vários hacks que podem ser utilizados na hora de conquistar a atenção das personas para que essas se tornem leads, depois oportunidades de negócios chegando até o momento onde se tornam clientes.

Conclusão

Com esses passos bem definidos e estruturados você pode dar os primeiros passos no digital sem medo. Se você está começando um negócio e não tem condições e conhecimento para criar tudo sozinho, procure a ajuda de especialistas para não desperdiçar tempo e dinheiro.

Lembre-se que investir força de trabalho, tempo e dinheiro em ações erradas é uma das maiores causas de fracasso de muitos negócios.


Marcelo Matzembacher Coelho é fundador da Uma Firma, empresa especializada em Marketing Digital e Web, possui mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia e já trabalhou em grandes empresas do segmento além de ser certificado em Inbound Marketing e Desenvolvimento Web.

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