De profissionais especializadas em networking à empreendedoras e investidoras de sucesso, esses perfis desenvolvem segmentos variados da economia
De acordo com uma pesquisa de 2023 da DDI, líder em desenvolvimento e avaliação de liderança, 63% das mulheres nunca tiveram um mentor formal, um grande gap no setor, já que 67% das entrevistadas acreditam que mentorias são essenciais para o desenvolvimento de carreiras. Pensando em mudar esse cenário, 6 executivas atuam como mentoras impulsionando a inovação e desenvolvendo outras profissionais de segmentos variados. São elas:
Itali Collini, Liderança da Potencia Ventures no Brasil
Formada em economia pela USP, Itali Collini possui 10 anos de mercado financeiro na sua bagagem profissional. Como mentora e educadora, Itali ajuda empreendedores a entender como e quando captar investimento nos estágios iniciais, além dos tipos de recursos compatíveis com cada negócio. Ao longo dos anos de mentorias, as startups que receberam apoio da profissional já levantaram mais de R$ 2 milhões em rodadas anjo ou pré seed. Itali também foi professora da matéria de captação de investimentos do MBA em Gestão Exponencial da Xpeed e mentora do Start da ABStartups.
Além disso, a profissional atua como Investidora-Anjo e Diretora da Potencia Ventures, fundo de investimento voltado para negócios de impacto social.
Laís Macedo, fundadora e Presidente do Future Is Now
Laís Macedo é Presidente do Future Is Now, plataforma de networking voltada para lideranças que protagonizam a nova economia, além de especialista em inteligência relacional, networking estratégico e liderança na nova economia. Atua há 15 anos conectando grandes lideranças empresariais a redes de influência, impacto e colaboração. É conselheira do CJE (FIESP), mentora do IFTL e embaixadora do Sweet Club. Formada em Relações Públicas, com pós-graduação em Administração Estratégica, liderou a expansão do LIDE e foi sócia e presidente do LIDE Futuro, em uma jornada de estagiária a CEO.
Também já atuou como mentora do programa “Batalha de Startups” na Record News. Palestra, escreve e assessora projetos sobre o poder das conexões e o valor estratégico das relações humanas, usando desses ideais para desenvolver outras profissionais do ramo.
Tatyane Luncah, CEO da Ebem
Tatyane Luncah, CEO e fundadora da EBEM (Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino), é uma das principais vozes quando o assunto é impulsionar o protagonismo feminino no mundo dos negócios. Com uma trajetória marcada pela promoção de conexões estratégicas e desenvolvimento de lideranças, ela atua como mentora de empreendedoras que desejam escalar seus negócios com propósito e impacto. Sua atuação tem sido essencial para fomentar o empreendedorismo feminino e fortalecer a presença de mulheres em posições de liderança e inovação em diferentes setores da economia.
No ecossistema da Ebem, já passaram mais de 10 mil mulheres, e mais de R$ 1 bilhão em negócios, já foram movimentados.
Juliana Vital, CRO da Nubimetrics
Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics, plataforma de inteligência de vendas para sellers e marcas, e mentora dedicada a impulsionar carreiras femininas no setor de tecnologia e negócios. Com uma trajetória iniciada cedo no digital, Juliana enfrentou lideranças predominantemente masculinas e a ausência de programas estruturados de mentoria em sua jornada. Aos 28 anos, já ocupava cargo de diretora e, com a experiência acumulada, decidiu retribuir, focando suas orientações em mulheres para diminuir a desigualdade na liderança.
Especialista em estratégias de Growth, a profissional atua desde a definição de estruturas e táticas até a condução de equipes de alta performance, buscando sempre aprimorar competências e preparar suas mentoradas para uma gestão de excelência. Acredita no poder transformador do conhecimento compartilhado para ampliar o acesso feminino a posições estratégicas e promover uma liderança qualificada.
Wana Schulze, Head de Investimentos e Portfólio da Wayra Brasil e Vivo Ventures
Com mais de 15 anos de experiência em investimentos, estratégia e inovação, Wana Schulze é Head de Investimentos e Portfólio da Wayra e Vivo Ventures, veículos de corporate venture capital (CVC) da Vivo/Telefônica. Lidera a originação de oportunidades, a construção de teses de investimento e o desenvolvimento de processos, conectando startups estratégicas ao ecossistema da Vivo.
Ao longo da jornada de aproximação das startups com a Vivo, Wana promove breves mentorias sobre a tese do negócio ou mesmo o pitch apresentado aos potenciais investidores, ainda que a startup não siga no pipeline de investimentos da companhia.
Engenheira Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e com MBA em Finanças pela University of Chicago Booth, iniciou a carreira em ecorporate banking no Itaú BBA , Banco Société Générale e na PIMCO, liderou projetos de transformação digital e reestruturação na McKinsey & Company e trabalhou em investimentos em venture capital na HiPartners.
Lisandra Pereira Branco, cofundadora e CEO da S8 Capital
Fundadora e CEO da S8 Capital, empresa de soluções financeiras de alto impacto, Lisandra Branco possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro e formação em Gestão Comercial. Em um setor ainda ocupado majoritariamente por homens, a executiva é líder de estratégia de negócios globais e atua na expansão de empresas no âmbito internacional, com foco na aplicação de tecnologia financeira aliada à gestão corporativa. Especialista em Negociação e Resolução de Conflitos pela Harvard Business School, sua liderança é caracterizada pela criação de redes colaborativas que impulsionam o networking feminino e promovem o crescimento sustentável dos negócios.