Nascida em São Paulo, a executiva assumiu o desafio de aumentar a diversidade do setor, abrindo portas e apoiando mais mulheres para atuarem no setor de tecnologia
Aos 13 anos, Juliana Vital (foto em destaque), hoje Chief Revenue Officer da Nubimetrics, plataforma que usa dados em uma solução de sales intelligence para alavancar a performance de vendedores e grandes marcas no e-commerce, teve seu primeiro emprego como office girl na Avenida Faria Lima, uma das principais do mercado corporativo em São Paulo. Ali, aprendeu que carisma e boa comunicação são ferramentas poderosas.
Responsável por pagamentos e depósitos em diversas agências bancárias, ela desenvolveu desde cedo uma rede de proteção baseada na confiança e na empatia com vizinhos e funcionários dos lugares que frequentava. Foi neste momento que percebeu que gentileza e colaboração criam laços duradouros, lição que a acompanharia até os dias de hoje – em que atua como C-Level e autoridade no mercado digital.
“Estar tão jovem em um dos principais cenários de negócios da Capital Paulista, me colocou diante de um mundo acelerado e competitivo, mas foi observando e me conectando com as pessoas, que descobri que a verdadeira força está nas relações humanas. Aquilo me ensinou que, mesmo nos ambientes mais duros, a comunicação sensível e estratégica transforma caminhos”, ressalta Juliana.
Porém, essa conexão com a comunicação começou ainda antes, cujo desde a infância, se interessava por acompanhar jornais e telejornais. Já durante a adolescência, a profissional percebeu que o curso de Publicidade e Propaganda e Comunicação Empresarial seriam os caminhos para transformar a paixão em profissão. Um pouco depois, se formou publicitária com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Já a entrada da profissional no mercado digital aconteceu no início da revolução da internet, quando ainda se usava conexão discada. Foi nessa época que se apaixonou pela experiência do usuário (UX) e se destacou como arquiteta da informação, ajudando a construir internet bankings, caixas eletrônicos e e-commerces para diversos bancos e empresas. Mas não parou por aí. Com olhar analítico e capacidade de interpretar dados a impulsionaram para a área de Produto, onde cresceu até se tornar diretora.
Com um mindset orientado a dados construído por toda a sua carreira de produto, assumiu a diretoria de Customer Success, diante de um resultado extremamente positivo ampliou o escopo assumindo também as diretorias de vendas, pré-vendas e operações onde se tornou COO na empresa Scup que foi adquirida pela americana Sprinklr. Dessa jornada intensa, com muitos anos de experiência, emergiu como uma CRO (Chief Revenue Officer) visionária, ajudando empresas a escalarem seu crescimento. Nessa trajetória Juliana teve passagem em companhias como: Ebit, UOL, Imovelweb, Abril, Cortex, Scup, Sprinklr, entre outras.
No início da história de Juliana junto com a Nubimetrics, encontrou uma conexão rara e imediata. A convite de investidores que admiravam seu trabalho, aceitou conversar com os fundadores da plataforma, Andres Jara Werchau e Pamela Scheurer. “O encontro foi como ‘amor à primeira vista’. Mesmo sem ter planos de mudança, senti que aquela era a oportunidade perfeita de estar onde eu queria. O desafio sempre me instigou, e decidi ajudar a Nubimetrics a crescer e consolidar a posição no mercado”, comemora.
Ao assumir o cargo de CRO da plataforma, foi fundamental para reposicionar a estratégia de crescimento da empresa em toda América Latina. Sob sua liderança e estratégia, o Brasil se consolidou como o principal mercado da companhia, seguido por México que até então não figurava entre os protagonistas em geração de receita. Essa mudança estratégica foi decisiva para a saúde financeira da startup, garantindo um crescimento consistente, mesmo diante dos desafios econômicos globais.
Nascida na Zona Sul de São Paulo, Juliana encontrou equilíbrio entre carreira e vida ao lado da esposa, Paula — com quem compartilha uma história de 16 anos — e dos dois gatos da família, Nini e Gru. “Atualmente moramos próximos a São Paulo em um lugar cercado de muita natureza e valorizamos momentos de desconexão — como viagens, encontros com amigos, sessões de análise e atividades físicas — sempre priorizando a saúde mental”, complementa.
Com uma mente inquieta e sempre em busca de evolução, enxerga o futuro com ambição. Juliana afirma que o objetivo atual é levar a Nubimetrics a um valuation de unicórnio. Mas, para ela, sucesso não é apenas sobre números, é sobre impacto. Por isso, dedica-se também a mentorias de startups, acreditando que compartilhar conhecimento é a chave para transformar o mercado.
Por fim, a CRO da Nubimetrics ressalta que se pudesse se definir em uma frase, escolheria os versos de Raul Seixas: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. E sua trajetória prova que a adaptação e a evolução constante são os verdadeiros segredos para o sucesso.