FutureBrand lança trilha gratuita de formação antirracista, em parceria com CEERT, Feira Preta e Fundo Agbara

Pré-inscrições estão abertas para o curso online “Para Além do Letramento”, iniciativa inédita cocriada com lideranças negras

Estão abertas as pré-inscrições do curso “Para Além do Letramento”, iniciativa inédita e gratuita, que  propõe um novo olhar para o enfrentamento ao racismo nas organizações. O projeto conta com a assinatura da FutureBrand São Paulo, ecossistema de gestão de marcas, cultura e negócios que faz parte do Interpublic Group (IPG), e foi desenvolvido em parceria com três referências brasileiras no campo da equidade racial: CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), Feira Preta e Fundo Agbara.

“A trilha nasceu de um desejo genuíno de transformar a escuta em ação. Trabalhar com organizações que são referência no enfrentamento às desigualdades foi essencial para tirar essa ideia do papel e transformá-la numa entrega consistente, acessível e útil para o mercado”, afirma Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand SP.

O lançamento oficial acontecerá na segunda (4), em evento fechado, na sede da FutureBrand São Paulo, que contará com uma roda de conversa com os participantes da trilha: Daniel Bento, advogado e Diretor Executivo do CEERT, especialista em direitos fundamentais, raça e gênero; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, CEO da PretaHub e reconhecida pela revista TIME como liderança global contra desigualdade racial; e Aline Odara, pedagoga, cientista social, empreendedora e criadora do Fundo Agbara, voltado ao fortalecimento de mulheres negras.

A conversa será transmitida em live aberta e disponível para todos via Sympla e irá promover um momento de escuta e troca ativa sobre os caminhos possíveis para a construção de ambientes corporativos mais equitativos. Composta por seis módulos formativos, a trilha será disponibilizada na plataforma Twygo e marca um avanço significativo no compromisso do ecossistema FutureBrand  com uma abordagem prática, contínua e profunda do antirracismo.

O conteúdo é voltado diretamente ao mercado de comunicação, marketing, branding, e também a colaboradores de empresas, lideranças e profissionais de negócios que desejam compreender e aplicar práticas antirracistas no cotidiano de trabalho.

“Práticas antirracistas consistentes não são apenas uma demanda ética, são também um diferencial estratégico. Marcas que desejam se manter relevantes precisam refletir, na cultura e nas decisões de negócio, os compromissos que assumem publicamente. ‘Para Além do Letramento’ nasceu para apoiar essa transição, oferecendo uma trilha formativa profunda, conectada à realidade do mercado e às transformações que ele exige”, afirma Vera Tripari, Líder da Equipe de Human to Human  na FutureBrand SP.

Além da parte teórica, o curso dá protagonismo às vivências, à escuta e à construção coletiva: cada parte é cocriada e apresentada por colaboradores da FutureBrand São Paulo, ao lado de lideranças negras das organizações parceiras. Essa escolha metodológica fortalece a abordagem interseccional e insere o projeto em um contexto de transformação institucional real, indo além do discurso corporativo.

Iniciativa com vocação global

O curso Para Além do Letramento será traduzido para o inglês e fará parte de uma ação de disseminação global dentro do McCann Worldgroup, grupo internacional de comunicação e criatividade do qual a FutureBrand faz parte. O objetivo é que o conteúdo inspire organizações em diferentes países a adotarem programas de formação antirracista com uma abordagem prática, contínua e integrada à cultura corporativa.

Além disso, o curso poderá ser incorporado por empresas parceiras e clientes da FutureBrand São Paulo como parte de suas estratégias de diversidade, equidade e inclusão (DEI), programas de ESG, compliance e desenvolvimento de lideranças mais diversas e conscientes.

“Estamos falando de uma mudança de cultura. E toda mudança começa com escuta, disposição e conhecimento compartilhado”, encerra Ewerton.

Facebook
Twitter
LinkedIn