É comum algumas pessoas tratarem com estranheza o termo etiqueta empresarial, ignorando a importância dos profissionais de uma empresa saberem se portar. Mas, segundo o consultor empresarial Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting, o impacto da capacitação interna nessa área traz resultados diretos nos negócios, proporcionando o crescimento da companhia.
Barbosa conta que, muitas vezes, profissionais altamente capacitados e competentes no que fazem são demitidos por uma questão de postura. Logo, se pode concluir que competência técnica não é tudo e que profissionais que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio, acabam tendo menores chances de sucesso.
“A etiqueta empresarial consiste num conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais”, ensina Barbosa. O objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitas e mal entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre todas as partes.
Assim, é a capacidade de escolher o comportamento correto perante o convívio social dentro de uma empresa, para que se alcance o sucesso nas relações de negócios e para que se estabelecerão relações sólidas entre os clientes e colaboradores. “Essa preocupação deve abranger todo o contexto da empresa, desde o office-boy até o presidente, todos devem ter uma imagem coesa de etiqueta empresarial”, explica o consultor, que abaixo enumera 14 dicas para aprimorar a etiqueta comercial em 2015:
1. Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial. Assumindo um compromisso, esse se torna sua responsabilidade, principalmente o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.
2. A vestimenta diz muito para as outras pessoas, assim, é recomendável roupas discretas, sem modismos. Decotes, cores berrantes, dentre outros erros, devem ser evitados, para não perder com a seriedade. Também tenha muito cuidado com higiene pessoal.
3. O ditado ‘a primeira impressão é a que fica’ deve ser levado à sério, assim, sempre seja cordial e prestativo desde um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
4. Sempre ao entrar em um local solicite licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado.
5. Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.
6. Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.
7. A maioria das corporações possuem códigos de ética e de conduta a serem seguidos. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.
8. Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, em um local onde qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.
9. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
10. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso.
11. Além do celular, também é necessário cuidados com outras ferramentas tecnológicas,principalmente com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para utilização dessas, por isso busque saber os limites;
12. Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente dentro da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback.
13. Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Todavia, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo, desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.
14. Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros. Muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e, principalmente, ceder.