Trabalhar de casa pode ser o sonho de muitas pessoas. Afinal, é uma oportunidade de não se deparar com trânsito na hora do rush e ter horários flexíveis para conciliar a vida profissional com a pessoal.
Para auxiliar os profissionais que têm a vontade de fazer Home Office, Gustavo Boyde, gerente de Marketing da LogMeIn para América Latina, detentora da ferramenta de reuniões online join.me, apresenta 5 dicas essenciais que podem melhorar a produtividade e aumentar a qualidade de vida.
Segundo pesquisa realizada pela join.me, atualmente 25% dos encontros corporativos no Brasil já são virtuais. “Esse número vem crescendo anualmente e mostra que cada vez mais as empresas estão preparadas para ter funcionários trabalhando de forma remota, seja de forma permanente ou esporádica”, comenta Boyde.
O trabalho remoto é uma tendência no mercado de trabalho e conforme a tecnologia avança cada vez mais empresas optam por esse novo modelo de trabalho. Se você ainda não faz parte desse grupo de profissionais, muito provavelmente logo terá essa oportunidade e é importante estar familiarizado com ferramentas e tecnologias que fazem parte dessa nova realidade. “O home office traz diversos benefícios, tanto para o empregado quanto para o empregador, mas exige disciplina e o suporte da tecnologia correta”, conclui Boyde.
Confira as dicas do executivo:
1- Troque o tempo perdido com deslocamento por mais horas no seu dia
Já pensou se os dias tivessem mais horas? Pois se você não precisar mais se deslocar para ir e voltar até o seu local de trabalho essa será uma realidade! As pessoas costumam ter ritmos de trabalho e relógios biológicos diferentes e, com o Home Office, é possível aproveitar o tempo para produzir mais e com mais qualidade levando sempre em conta suas necessidades. Aproveite as horas adicionais para se engajar em um novo projeto, estudar uma nova língua ou iniciar um novo hobby.
2- Escolha do Ambiente Adequado
Busque um ambiente mais tranquilo, tenha um local específico para trabalhar e de preferência com uma porta que possa separar os ambientes. Avise os familiares que você está trabalhando e que não pode ser interrompido. Tire o pijama, coloque uma roupa confortável para trabalhar. Afinal, essa prática tem um papel importante para delinear o começo da jornada de trabalho. Procure uma forma de se concentrar. Ouvir música é um exemplo de técnica para isso. Essas são dicas importante para ter disciplina e concentração durante o trabalho.
3- Crie uma Rotina
Não é apenas por que você está trabalhando de casa que não tem horário para fazer as atividades. Criar uma rotina é muito importante para a produtividade. Tenha uma hora para começar a trabalhar, almoçar, intervalos e um horário para acabar o expediente. Apesar de muitos pensarem que quando trabalharem de casa vão trabalhar menos, muitas vezes acontece o contrário, para mostrar resultados o profissional acaba trabalhando mais. O profissional remoto é medido mais por suas atividades do que por número de horas trabalhadas, criar limites se torna muito importante.
4- Explore a tecnologia ao alcance
Não ter receio de explorar e aproveitar ao máximo as tecnologias existentes é fundamental para melhorar o desempenho do Home Office. Hoje em dia, plataformas de colaboração online permitem a interação com colegas de trabalho, clientes e até com o chefe como se todos estivessem fisicamente em um mesmo local, porém distantes. Compartilhamento de tela, conferência por voz, vídeo, controle do mouse e diversos recursos disponíveis hoje tornam o ambiente virtual muito próximo do real e muitos permitem inclusive trabalhar por meio de um tablet ou smartpohone. O join.me é um bom exemplo de ferramenta que tem todos esses recursos e é grátis.
5- Faça planos com a verba que economizará
Com o trabalho home office você não terá gasto com transporte e nem com roupas sociais que seriam usadas, muitas vezes, diariamente se trabalhasse alocado. Utilize o dinheiro que economizou para investir em hobbies ou para cursos que darão um up na sua carreira.