No mercado cada vez mais escasso de oportunidades, é preciso se diferenciar. E o caminho para você se tornar único, se destacar diante de tanta concorrência, é construir uma “marca pessoal”, a chamada “personal branding”.
“A estratégia de criação de uma marca pessoal passa pelo pleno entendimento das suas grandes competências, dos talentos, dons e das características singulares que o diferenciam da multidão. Assim, será mais fácil viabilizar a venda, com sucesso, do seu melhor produto: você mesmo”, explica o especialista em vendas José Ricardo Noronha.
Noronha lista abaixo 6 passos para alavancar a vida profissional no ano que se aproxima:
1) Identifique os seus pontos fortes e trabalhe com inteligência para maximizá-los
3030um grande desperdício de tempo focar em seus pontos fracos, pois eles nunca se transformarão nos diferenciais competitivos que o tornarão único no mercado. Caso você ainda não tenha identificado seus pontos fortes, peça feedback aos seus colegas, líderes e familiares sobre as competências únicas que eles enxergam em você.
2) Conecte os talentos e dons à sua “marca pessoal”
Suas principais características precisam estar expostas nas principais redes sociais e nos mais importantes serviços de busca. Faça uma pesquisa aprofundada na Internet para ver se as mensagens e atributos conectados à sua imagem estão de acordo com os seus objetivos de construção da sua marca, que deve ser absolutamente única e memorável.
3) Tenha consistência
As mensagens transmitidas por você precisam ser consistentes e aderentes às suas crenças, princípios e valores.
4) Tenha autenticidade
Seja sempre você mesmo. Não crie uma imagem que não retrate exatamente quem você é.
5) Use o poder de influência
Saiba influenciar de forma positiva a vida das pessoas que conhece e use o seu networking com inteligência. Mas cuidado: seja sempre interessante, sem ser interesseiro.
6) Exponha-se!
Torne a sua marca conhecida ao participar de forma ativa de eventos, congressos, blogs… Isso dará mais força a você e pode abrir portas inimagináveis. O processo de criação e fomento da sua marca pessoal tem um objetivo ainda maior: cuidar do seu principal ativo, que se chama credibilidade. Portanto, não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a investir na principal e mais importante marca do mundo: você mesmo!