6 dicas para se destacar como vendedor

Apesar de a crise estar afetando o mercado de trabalho, ainda há vagas disponíveis, principalmente no setor operacional. Prova disso são os crescentes cadastros diários na plataforma de georecrutamento da Emprego Ligado, primeiro site de empregos especializados no segmento de vagas operacionais no Brasil via geolocalização.

Até maio, a startup havia registrado 950 mil convites de entrevistas, que ofertavam, além dos salários, benefícios importantes vale-transporte, plano de carreira, plano de saúde e vale-refeição.

“Os números mostram que, pelo menos na área de vagas operacionais, o mercado continuará aquecido”, afirmou Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado. Mas para concorrer a uma dessa vagas é importante o candidato estar atualizado e preparado para surpreender o recrutador. E uma área que tem aparecido em destaque é a profissão de vendedor.

A seguir, Rosenbloom enumera seis dicas úteis para quem pretende conquistar uma posição no setor de vendas:

1-Você pode ser tímido, mas tem que ser eficiente

Algumas pessoas são mais extrovertidas e já nascem com um dom nato para vendas. Mas, se esse não é o seu caso, você provavelmente terá que ter mais do que carisma para conseguir vender. Você precisará ser dedicado e provar competência. Saiba ouvir com atenção e extrair o que a pessoa precisa. Não ter uma das qualidades não impede que você seja bem sucedido na área.

2-Seja persistente!

Muitos vendedores desistem a um passo de fechar a venda, mas é preciso lembrar que dificilmente um cliente compra no primeiro contato. A persistência em vendas é saber receber muitos “nãos” sem desanimar e seguir com o objetivo planejado.

3-Surpreenda

Prometa menos e entregue mais. É necessário sempre criar novas maneiras de superar expectativas, e fazer “agrados” não esperados. Essa é a melhor maneira de encantar seus clientes.

4-Tenha foco

Cheque sempre as necessidades e esteja disposto para atendê-lo. Porém, evite ampliar a venda até que o cliente esteja 100% satisfeito com a anterior. Oferecer muitas opções ao mesmo tempo dá a sensação de que você está querendo “empurrar” serviços e isso só vai afastar o comprador.

5-Seja organizado

Antes de ir a campo tire algumas horas para se organizar. Mantenha o material de trabalho e apresentação atualizada, tenha um cartão e uma lâmina de serviços sempre na mão.

6-Conheça o interlocutor

Para não correr riscos de cometer algum engano, é importante saber mais sobre a pessoa com quem você vai conversar, mesmo que nunca tenha a visto. Busque mais informações e ajuste o seu discurso de acordo com o que você pesquisou.

 

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