A força da robótica nas escolas e o poder da tecnologia para o processo de aprendizagem

 

FOTO: Henrique Camargo é  CTO & Cofounder da Edukamaker – Empreendedor e Professor com 10 anos de experiência.

Frente a um mundo cada vez mais conectado, o ensino da robótica e de tantas outras disciplinas aliadas à tecnologia têm um poder transformador. Hoje, incorporar o universo digital no planejamento pedagógico não é mais um diferencial, tornou-se condição obrigatória.

Graças a isso, inclusive, crianças e jovens que antes não tinham afinidades com disciplinas como matemática, ciências, física ou mesmo português, passam a se dedicar com afinco para conseguirem programar robôs, por exemplo, ou resolverem algum desafio educacional com o auxílio de ferramentas e plataformas virtuais.

A importância em torno do assunto é tamanha que a cultura digital se consagrou uma das dez competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens fundamentais para serem aplicadas de forma integrada aos elementos curriculares da educação básica.

Podemos dizer que a robótica é uma janela e uma porta de entrada para todas as áreas que envolvem as tecnologias e suas aplicações. Não só busca aproximar os alunos desse universo, como também mostra que toda a teoria que aprendem em outras disciplinas pode, enfim, ser estudada e vista na prática. Temos, então, o aluno como protagonista do aprendizado, promovendo o conceito da cultura maker. Ou seja, colocando a mão na massa, desenvolvendo seus próprios projetos e atuando na resolução de problemas.

Assim, podemos atestar que a robótica educacional estimula aptidões fundamentais, como: interdisciplinaridade, senso organizacional e de colaboração, pensamento computacional e lógico e controle emocional. Todas essas habilidades ainda contribuem para que possamos desenvolver alunos mais bem preparados para as próximas etapas de ensino e adultos mais empáticos e resilientes.

 

Como implementar a robótica na sala de aula?

Mais que a produção e programação de robôs, a robótica na sala de aula tem a força de estimular o desenvolvimento de novas gerações de engenheiros e pesquisadores que a indústria tanto precisa. Trata-se de um processo de aprendizagem que não carrega uma receita de bolo, mas sim muitas práticas que deram certo e podem ser replicadas.

A dica principal é criar um objetivo para o aprendizado. Dessa maneira, os “porquês” e “para quês” são bem-vindos. Isto é, deve-se pensar em uma boa proposta pedagógica já amarrada aos anseios dos alunos, dos pais e da sociedade. Outro ponto a ser considerado é o valor atribuído às atividades, ou seja, quanto aquilo vai representar para a vida dos alunos. Por fim, é possível levar em conta ainda o aspecto da transcendência: quanto conhecimento o estudante vai levar para fora dos muros da escola.

Para resumir, o educador e/ou gestor não deve ter medo de começar a implantar esse processo. Existem muitas referências que podem ajudar. Sugiro ainda buscar empresas do segmento que também podem contribuir com inspirações, ideias e a prática de todo o contexto. Além disso, o ideal é começar com pouco. Tudo bem que os olhos se encantam com salas lindas, cheias de equipamentos novos e caros. Mas cuidado. Comece devagar e vá acompanhando o processo para avaliar todo o cenário. Aí, sim, você terá dados para poder aplicar sua receita de forma mais assertiva na compra e aquisição de soluções, equipamentos e infraestrutura.

Fato é que o impacto da robótica e de todo o contexto tecnológico voltado às salas de aula reverbera justamente na criação de condições para o desenvolvimento de inúmeras habilidades e soluções, potencializando tanto a vida escolar e acadêmica quanto profissional. Aliados ao digital, conseguimos construir um mundo cada vez mais transformador.

 

Sobre a Leonora Ventures – A Leonora Ventures nasceu com o propósito de desenvolver e facilitar investimentos em ideias inovadoras e negócios exponenciais. Desde 2021 nosso objetivo é investir e desenvolver negócios de alto potencial. Somos o braço de inovação e investimentos do Grupo Leonora, uma empresa com 37 anos de mercado, líder na importação e venda de material de escritório e escolar que soma mais de 12 mil clientes B2B.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn