* Por Bianca Ladeia
Muito além da área em que atua ou do negócio que gere, cada pessoa é uma marca. Assim como empreendedores e executivos desejam que a sua empresa seja vista como uma marca de qualidade, referência no mercado, e a primeira a ser lembrada quando alguém precisar de algo daquele setor, a sua marca pessoal também precisa ter o mesmo efeito e ser trabalhada para despertar todo esse interesse e atenção que busca quando o assunto é a sua empresa em si.
Nós nos vendemos para o mundo o tempo todo. Em cada conversa que temos, seja pessoal ou profissional, queremos que alguém compre algo a nosso respeito, talvez uma ideia, uma proposta, uma visão, ou até um conhecimento profissional que faça com que aquela pessoa sinta vontade de fazer negócios conosco.
Por isso, é fundamental trabalharmos nosso branding pessoal, nos enxergarmos como uma marca e usar elementos visuais para nos deixar cada vez mais atrativos, a fim de conquistar nossos objetivos. Para quem tem pouco conhecimento sobre o assunto, mas já vê a importância de virar a atenção para esse tema e colocar em prática as técnicas de branding pessoal para atingir novos patamares profissional, separei uma lista com 5 livros para guiar essa jornada.
Eles deixam claro como as técnicas de inteligência visual ajudam a alavancar a carreira por meio da construção de uma marca pessoal forte, que cria credibilidade e reputação. Confira a lista a seguir e alguns trechos que já podem te inspirar e fazer você entender melhor a importância da marca pessoal para os negócios:
1 – A Marca chamada Você – Peter Montoya & Tim Vandehey
“Sua única vantagem é você mesmo, independente da marca profissional que você esteja gerindo. Você cunhou sua marca pessoal (MP) quando sua imagem pública passou a representar algo transparente, influente e atraente nas mentes das pessoas com quem você entra em contato. Ela representa seus valores, sua personalidade, suas qualificações e as qualidades que fazem de você um indivíduo singular entre os seus concorrentes”.
2 – Branding: processos e práticas para a construção de valor – Marcos Bedendo
“O valor de marca é a lembrança que o consumidor tem da marca. Se for intensa e valiosa, essa lembrança permitirá que a marca tenha valor para aquele indivíduo. Se for conhecida e tiver associações positivas lembradas pelo seu público-alvo, a marca terá um alto valor de mercado”.
3 – Capital Erótico: pessoas atraentes são mais bem-sucedidas. A ciência garante – Catherine Hakim
“Capital erótico é uma combinação de atratividade estética, visual, física, social e sexual para outros membros do sexo oposto, em todos os contextos sociais. Indivíduos que possuem capital erótico compartilham sete características: beleza, atratividade sexual, habilidades sociais, dinamismo, apresentação social, sexualidade e fertilidade. Se você não é uma pessoa linda e sortuda, não se desespere. Cultive suas habilidades sociais, charme e boas maneiras. As pessoas sempre respondem positivamente a uma personalidade atraente”.
4 – E se você fosse uma marca? – Aldo Wandersman
“Independentemente da sua vontade, as pessoas e o mundo que o cerca já estão formando uma opinião a seu respeito neste exato momento. Qual tal se a partir de hoje você moldasse essa percepção e fosse percebido como alguém único, provedor de algo distinto, o líder na sua categoria? Que tal ser visto a partir de agora como uma marca? Já imaginou o impacto no seu negócio, atividade, carreira e, em última instância, na sua vida? Eis o objetivo da construção da sua marca por você mesmo: a percepção da sua audiência em relação a você e ao seu negócio”
5 – Moda e Inconsciente: olhar de uma psicanalista – Pascale Navarri
“Um dos fundamentos da moda seria prender a atenção de quem está observando. As roupas que vestimos norteiam as primeiras impressões de quem nos olha, principalmente de quem sabe ler os sinais, em constante evolução. Este olhar fashion traz a perspectiva individual da nossa vulnerabilidade de ser visto e de não ser visto ao mesmo tempo”.
Os conhecimentos e mudanças de mentalidade que esses livros trazem com certeza serão uma virada de chave na sua vida profissional, e seus negócios serão favorecidos pelos ajustes estratégicos na sua imagem pessoal. Comece o quanto antes a aplicá-los.
*Bianca Ladeia é especialista em Gestão de Marca Pessoal e Comportamento, responsável pela transformação de uma série de executivos e empreendedores de sucesso.