C-levels recomendam títulos para enfrentar os desafios, desenvolver visão de longo prazo ou criar habilidades interpessoais afinadas
Empreender requer a construção de uma mentalidade voltada para solucionar problemas a partir de novas ideias. Uma das melhores formas de construir repertório é a partir de boas leituras, que podem ser uma excelente fonte de inspiração para formação de lideranças sólidas.
Seja para enfrentar os desafios e tomar decisões estratégicas, desenvolver visão de longo prazo ou criar habilidades interpessoais afinadas, o mergulho em bons livros são um caminho para criar novas perspectivas e aprender lições valiosas.
Dentro disso, 12 fundadores e executivos C-Level para indicar uma leitura que os tenha ajudado a desenvolver uma mentalidade capaz de lidar com as adversidades para empreender e liderar empresas. Confira!
1 – As 3 leis do desempenho, de Steve Zaffron e Dave Logan
Francisco Ferreira, CTO/CPO da Open Co, maior fintech de crédito sem garantia do Brasil, recomenda a leitura de “As 3 leis do desempenho: Reescrevendo o futuro de seu negócio e de sua vida”, de Steve Zaffron e Dave Logan. “É interessante como os autores apresentam a ideia de que o desempenho no trabalho está interligado ao que cada um vivencia e consegue enxergar no dia a dia de uma empresa. No entanto, eles explicam que a visão de cada indivíduo é apenas um pedaço do todo. Eles também falam muito sobre o impacto do ‘não dito’, destacando que quando algo fica oculto, pode reverberar de forma negativa, comprometendo a performance”, analisa.
2 – Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman
Guilherme Skaf Amorim, Head of Innovation Services da Wayra Brasil, CVC early stage da Vivo, recomenda a leitura “Rápido e Devagar”, do renomado psicólogo e prêmio Nobel, Daniel Kahneman. Para o executivo, o livro oferece uma análise profunda sobre os mecanismos que governam nossas decisões. “O autor divide a mente humana em duas esferas: o Sistema 1, que opera de forma rápida e intuitiva, e o Sistema 2, que é mais lento e analítico. Ao longo da narrativa, ele revela as armadilhas cognitivas que podem afetar até mesmo os empreendedores mais experientes. Kahneman nos leva a uma jornada profunda, desvendando não apenas como tomamos decisões, mas também os erros sistemáticos que cometemos ao longo do caminho”, garante Amorim.
3 – Apaixone-se pelo problema, não pela solução, de Uri Levine
Ingrid Barth, CEO da Pilotln e Presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), compartilha como os aprendizados práticos de Uri Levine, fundador de dois unicórnios, auxiliaram sua carreira, enfatizando paciência, persistência e a importância de apaixonar-se pelo problema, não pela solução, lições na qual aprendeu com a obra. O livro de Uri Levine é um guia prático para empreendedores que desejam construir empresas de sucesso, destacando como a obsessão pelo problema é a chave para inovar e desenvolver soluções que realmente atendam às necessidades dos clientes. “Esses ensinamentos são cruciais para qualquer empreendedor em busca de sucesso a longo prazo”, comenta a executiva.
4 – Qual é seu problema?, de Thomas Wedell-Wedellsborg
Rogério Cunha, cofundador da Mandu, primeira friendtech brasileira que oferece através de IA generativa, apoio emocional para pessoas que estejam enfrentando algum momento de fragilidade, recomenda a leitura de ‘Qual é Seu Problema?’, de Thomas Wedell-Wedellsborg. Ele ressalta que o grande diferencial do livro está na capacidade de transformar a maneira como os executivos abordam os desafios. Em vez de simplesmente atacar os sintomas, a obra ensina a identificar a raiz dos problemas, promovendo uma análise mais profunda e estratégica. Esse método permite que líderes se afastem da tendência de “pensamento rápido” e adotem uma abordagem mais reflexiva, essencial em um ambiente corporativo dinâmico. Além disso, o autor também oferece ferramentas práticas para fomentar a criatividade e promover soluções colaborativas dentro das equipes, algo que Cunha considera fundamental para o sucesso das startups e empresas inovadoras. Para Cunha, esta obra é um guia indispensável para líderes que desejam não apenas solucionar problemas, mas transformar esses desafios em oportunidades de crescimento.
5 – Coragem para Liderar, de Brené Brown
Para Ana Carolina Gozzi, CO-CEO do Compre & Alugue Agora (CAA), startup que conecta profissionais do setor imobiliário com clientes que desejam comprar, vender ou alugar imóveis, o livro “Coragem para Liderar”, de Brené Brown, é um livro essencial para qualquer líder que busca criar um impacto verdadeiro e duradouro. “A autora explora como a vulnerabilidade pode ser uma força poderosa na liderança, mostrando que liderar com coragem significa estar disposto a se expor, a aprender com os erros e a fazer as perguntas certas, mesmo quando não há respostas fáceis. Essa obra é um convite para construir ambientes de trabalho baseados na confiança, onde a autenticidade e a empatia se tornam pilares fundamentais para o sucesso. É uma leitura transformadora para quem deseja liderar com integridade e eficácia”, explica a executiva.
6 – High Output Management, de Andrew S. Grove
Para Danrley Morais, CTO e cofundador do IFTL, primeira e maior edtech brasileira voltada para o desenvolvimento de líderes em Estratégia, Tecnologia e Inteligência Artificial, um livro de cabeceira de todo empreendedor deve ser o “High Output Management”, de Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel. “É um livro antigo, mas que nunca vai sair de moda e que mudou a minha vida. Muitas vezes, em nosso dia a dia como empreendedores, focamos muito mais na execução do que na estratégia. A falta de maturidade em processos é o que pode levar uma empresa à estagnação e, eventualmente, à falência. Li esse livro em um momento muito complicado: toda a operação estava em minhas mãos e me tornei um gargalo. Percebi que, para pensar na estratégia e na visão de longo prazo, eu precisava me tornar dispensável nas operações do dia a dia. Por isso, a dica que dou para todo líder é: seja dispensável. Este livro vai te ajudar a enxergar novos horizontes e a aperfeiçoar sua forma de gerir times, permitindo que você foque no que realmente importa para o crescimento do seu negócio”, conclui o executivo.
7 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey
André Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas online, recomenda o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Segundo ele, “é um clássico que todo empreendedor deveria ter em sua estante. Oferece princípios atemporais sobre liderança, gestão do tempo e desenvolvimento pessoal, que são fundamentais para o sucesso em qualquer negócio. Aborda temas como priorização, ensinando a identificar o que é realmente importante e a focar seus esforços nessas áreas; relacionamentos, enfatizando a importância de construir relacionamentos sólidos e duradouros, tanto com clientes quanto com parceiros; e proatividade, incentivando a agir de forma proativa e a assumir responsabilidade pelos resultados. É uma base para qualquer empreendedor que busca alcançar o sucesso a longo prazo, e ao desenvolver hábitos eficazes e construir relacionamentos sólidos, você estará mais bem preparado para enfrentar os desafios do mundo dos negócios e alcançar seus objetivos”.
8 – À Beira do Abismo, de Joan Halifax
Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, consultoria de impacto social focada na criação de organizações humanizadas, escolheu o livro “À Beira do Abismo”, de Joan Halifax, por seu profundo mergulho nas complexidades da compaixão e liderança em contextos desafiadores. Joan Halifax, uma renomada antropóloga, zen-budista e ativista social, explora o conceito de “presença compassiva” ao abordar o sofrimento, algo essencial para líderes que precisam lidar com a complexidade das relações humanas nas organizações. Para Carine, “esse livro oferece reflexões valiosas sobre como exercer a liderança com empatia, equilíbrio emocional e resiliência, características essenciais para que lideranças promovam ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros nas empresas. Ele reforça a visão de que, para liderar e transformar realidades, é necessário ter uma compreensão profunda das experiências humanas e da interconexão entre as pessoas”.
9 – 21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari
Para Ana Julia Kiss, CEO e fundadora da Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e fitoterápicos para bem-estar, o livro “21 lições para o século 21” é uma leitura essencial para preparar o empreendedor para um mundo em transformação, onde precisamos entender o impacto da tecnologia, das redes sociais e das influências políticas e culturais. “Ele oferece uma reflexão ampla e essencial sobre os desafios únicos deste século, um período marcado por questionamentos sobre ancestralidade e futuro. O livro é tão impactante que comprei 21 cópias – sete em espanhol, sete em inglês e sete em português – para presentear mentores e pessoas que têm grande importância na minha vida. O autor aborda temas fundamentais, como a ascensão da extrema-direita, saúde mental, o impacto das mídias sociais e das telas em nossas vidas – todos cruciais para quem quer se adaptar e prosperar em meio às mudanças. E, sem dar muitos spoilers, preciso destacar a última lição como a mais impactante: ela me levou a repensar profundamente minha integridade como ser humano, meu compromisso com meus valores e meu propósito, sem ser influenciada por pressões externas” compartilha a executiva.
10 – Líderes que Curam, de Antonella Satyro
Fabiana Ramos, CEO da PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia, indica o livro “Líderes que Curam”. Para ela, a obra oferece uma visão sobre a liderança do futuro, que valoriza a vulnerabilidade e empatia como elementos essenciais para o engajamento autêntico e eficaz de equipes. “Me identifiquei com o capítulo sobre Liderança Servidora, que está associado a resultados positivos, como maior satisfação no trabalho, comprometimento dos colaboradores e desenvolvimento de novos líderes. E me marcou muito a definição das principais características dos líderes servidores: empatia, humildade, altruísmo, o foco em desenvolver pessoas, e a construção de comunidade”, destaca Fabiana.
11 – Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World, de Marco Iansiti e Karim R. Lakhani
Já André Abreu, CEO e cofundador da BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para empresas e scale ups, indica a obra “Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World”, dos autores Marco Iansiti, Karim R. Lakhani. Segundo ele, principalmente para os empreendedores da área de inovação e tecnologia, esse é um conteúdo que entrega valor. “No contexto atual, os autores demonstram como a reestruturação empresarial em torno de dados, análises e IA elimina as barreiras tradicionais de escala, alcance e aprendizado que restringiram o crescimento dos negócios por centenas de anos. Os casos reais citados ilustram a forma que esses processos alcançam escalabilidade muito superior aos métodos tradicionais, permitindo uma ampliação significativa do escopo, enquanto criam oportunidades valiosas de aprendizado e resultados cada vez mais precisos”, enaltece.
12 – O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz
Para Artur Martins, CEO da Labsoft, líder na transformação digital e otimização de laboratórios e maior desenvolvedora de LIMS no Brasil e América Latina, o livro “O lado difícil das situações difíceis” é excelente para empreendedores, pois define muito bem a montanha russa que é empreender e liderar um negócio, pontuando alguns dos temas mais importantes de um líder dedicar-se, e como isso muda em tempos bons e em tempos ruins do negócio.