Rethink Academy foca na capacitação técnica e nos soft skills de jovens para moldar e contratar profissionais
Nos últimos meses, empresas de tecnologia estão reorganizando o seu quadro de colaboradores para se adaptar a questões do mercado. Analistas do setor afirmam que a maioria dos negócios superestimaram a demanda dos últimos anos e investiram demais, contratando muitos funcionários com salários muito altos. Mesmo diante de um cenário em que mudanças de rota são constantes, tem empresa do setor de tecnologia com projeto para formar os seus talentos em casa.
A Rethink, empresa que cria e repensa soluções digitais, criou o Rethink Academy, um programa que nasceu da necessidade de ter profissionais de tecnologia com vivência do dia a dia das empresas, como conta Ricardo Ferreira, CEO e cofundador da companhia. “Vendo essa oportunidade, optamos por desenvolver um projeto para formação das pessoas e acreditamos tanto nele que temos um setor dentro da nossa companhia com foco exclusivo nisso. Além da capacitação técnica nas áreas de engenharia de software, design e estratégia de produto, o programa trabalha os soft skills, que também são necessidades do mercado e que colaboram no crescimento pessoal e profissional dos estagiários”.
O executivo ainda explica que os jovens talentos aprendem a trabalhar em equipe e como atuar junto a grandes marcas. “Valorizamos a presença de uma cultura maker, pois acreditamos que a prática é fundamental para o processo de aprendizagem. Então, durante os seis meses do programa eles aprendem hard e soft skills e depois desenvolvem um produto digital a partir de um desafio lançado pela nossa equipe. O Rethink Academy é um estágio remunerado, os estudantes recebem todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento durante o programa e hoje está com turmas em Belo Horizonte e Ipatinga”, finaliza Ferreira.
Desde a primeira turma em 2020, quando era apenas focado na área de engenharia de software, até o fim de 2022, o Rethink Academy formou, aproximadamente, 30 jovens. Desde o ano passado, a empresa viu a necessidade de reformular o programa e ampliou a capacitação incluindo as áreas de design e estratégia de produto.
“A formação de profissionais dentro da empresa é fundamental para o crescimento e sustentabilidade da companhia no longo prazo. Assim como fazemos com os produtos que ajudamos a criar e desenvolver, procuramos evoluir o nosso programa continuamente, sempre com o foco na maior geração de valor tanto para o negócio, quanto para os nossos estagiários”, conta Enrique Yuji, Operational Specialist que está à frente do Rethink Academy.
Dos jovens que já participaram do programa,Yuji destaca que “alguns que foram efetivados e estão atuando de forma estratégica com nossos clientes, enquanto outros continuam se desenvolvendo por meio do contrato de estágio, mas também com grandes perspectivas de efetivação”. Já a primeira turma de 2023, com 20 estagiários, começou em fevereiro e vai até junho desse ano. “Estamos bastante animados e satisfeitos com esse grupo e temos certeza de que eles contribuirão de forma extremamente relevante para o futuro da Rethink”, conclui o Operational Specialist da companhia.
A empresa, que nasceu em 2017 com apenas 5 colaboradores, hoje conta com mais de 200 profissionais, que atuam em diferentes estados brasileiros. Com sedes em Belo Horizonte e Ipatinga, a Rethink está em constante crescimento e atende clientes como Smiles, Comgás, Santander Esfera, Gol, GasBrasiliano e Abastece-aí. Para 2023, a projeção de faturamento esperada é de 50 milhões de reais e ter escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro.