Levantamento mostra que 53% dos participantes perderam o emprego e que a tecnologia ainda é um dos principais desafios
São Paulo, 2 de agosto de 2021 – Para identificar novos hábitos, tendências e os impactos que a pandemia causou no mercado de trabalho das pessoas que têm mais de 50 anos, a Maturi, consultoria referência nesse segmento, em parceria com a NOZ Pesquisa e Inteligência, anuncia pesquisa realizada com quase 2 mil pessoas de todo o País.
Uma das fortes tendências é o Phygital, junção de physical (físico) e digital. O conceito é a intersecção entre o meio físico e o meio digital nos diferentes âmbitos da vida. Pensando nisso e nas mudanças provocadas ou aceleradas pela pandemia, a pesquisa avaliou o quanto os maturis sentem-se preparados para essa nova realidade. 82% dos entrevistados afirmam que estão preparados ou extremamente preparados para jornada flexível e maior autonomia. Já 78% estão prontos para home-office ou modelo híbrido e 69% preparados ou extremamente preparados para o uso profissional de redes sociais.
“A pandemia mostrou para o mercado que os profissionais maduros estão abertos para se aventurar pelo universo digital. Os profissionais tiveram que se atualizar e já enxergam o trabalho remoto como uma realidade”, conta Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi. “Esse novo cenário também nos desafiou enquanto consultores de mercado de trabalho 50+, trabalhamos para acompanhar e dar suporte aos maturis, com cursos voltados a empreendedorismo, marketing digital e estimulando o networking”, complementa.
Por outro lado, 49% afirmam estar pouco ou nada preparados para o uso de ferramentas de colaboração online e 59% pouco ou nada preparados para uso de tecnologia e aplicativos de gestão. “Apesar desse sentimento dos entrevistados, mostramos diariamente para as empresas que o acompanhamento do uso de novas ferramentas está muito mais atrelado ao comportamento das pessoas do que com a idade”, complementa Mórris.
A pandemia também trouxe uma corrida pelo aperfeiçoamento, 80% dos participantes da pesquisa fizeram cursos online. Entre os maiores desafios estão o preconceito etário no mercado de trabalho (mencionado por 64% dos entrevistados) e a difícil vida financeira (63%).
“Inovações e mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, que já estavam em curso, foram abreviadas pela pandemia. O alto percentual de maturis que realizaram cursos e a consciência sobre os novos desafios impostos pela pandemia, deixam claros como a aceleração de tendências foi bem entendida pelos 50+.” afirma Juliana Vanin, fundadora da NOZ.
Mais informações e a pesquisa na íntegra podem ser encontradas aqui. Para fazer parte da comunidade Maturi e ter acesso a oportunidades de emprego, cursos de especialização profissional e uma rede de networking com mais de 150 mil profissionais basta acessar maturi.com.br. Todo o processo é online e gratuito.
Sobre a Maturi
Criada por Mórris Litvak em 2015, a startup nasceu como MaturiJobs e agora é muito mais do que Jobs. Além de ser a maior plataforma online de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional para pessoas acima de 50 anos do País, com mais de 150 mil profissionais, a Maturi conta com solução completa para jornada dos 50+ dentro e fora das empresas, auxilia pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho, capacitação, networking e empreendedorismo. A marca se transformou para atender todas as necessidades dos profissionais 50+ e empresas.
NOZ PESQUISA E INTELIGÊNCIA
A NOZ atua unindo conhecimentos e metodologias de Pesquisa, Economia Comportamental, Planejamento Estratégico, Financeiro e de Marketing. Além de consultoria e projetos para empresas, a NOZ foca o seu trabalho em estudos sociais sobre diversos temas, como Cooperação, Educação, Trabalho e Empreendedorismo, Maturidade (50+), Mulheres e o Mercado de Trabalho.
Fundada em 2015 por Juliana Vanin – economista e pós-graduada em Finanças pelo, especialista em Pesquisa de Mercado e Inteligência de Negócios.