Com tanta concorrência no mercado de trabalho, a personalidade de cada um, está interferindo cada vez mais no processo seletivo. Além das habilidades natas do candidato, da formação acadêmica e da experiência profissional, o que pode pesar a favor ou contra na hora da contratação, acontece na hora da entrevista final.
Tem gente que adota a tática “ficar calado e concordar com tudo” em uma entrevista de emprego. Esse silêncio planejado estrategicamente é um erro na visão de Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços.
“É importante o candidato responder o entrevistador com aquilo que lhe é perguntado sendo objetivo e assertivo em suas respostas, procurando utilizar da objetividade e clareza de ideia. A interação com o entrevistador é importante tanto nível verbal como corporal” explica a especialista.
Entenda a empresa antes
E se existem os profissionais que nem se arriscam nas entrevistas, outros são mais ousados e até tentam negociar alguns detalhes, como salários, o horário da jornada de trabalho, os benefícios. Eliane Catalano recorda que esta liberdade vai depender se a empresa contratante se mostrar aberta e flexível para negociar.
Caso haja toda esta liberdade, a grande dúvida na cabeça de quem está buscando uma recolocação é: o que é aceitável negociar quando se está buscando uma vaga de emprego? Eliane afirma que a chave para fazer desta negociação algo mais tranquilo está em estudar a empresa, entender o que ela está buscando e saber o que ele, candidato, também pode oferecer.
“É aceitável negociar todos os requisitos, desde que os mesmo sejam coerentes à vaga e ao candidato, entendendo o lado empresa. O candidato precisa estar flexível para a negociação, precisa conhecer a empresa que irá trabalhar, podendo ter argumentos para esta negociação” conclui a especialista, apontando também a importância do candidato avaliar questões como localização da empresa, estrutura, clima organizacional e benefícios antes mesmo de aceitar fazer a entrevista. Estes detalhes influenciarão no rendimento profissional e na qualidade de vida do candidato.