Saiba o que fazer para trabalhar numa startup

Trabalhar em uma startup é o atual sonho de muitos estudantes e profissionais que estão em busca de aprendizado e reconhecimento. Mas quais os segredos para conquistar uma vaga em empresas – geralmente pequenas – mas altamente competitivas e voltadas à inovação e tecnologia?

Segundo a diretora de recursos humanos Renata Lorenz Rodrigues,  da empresa Viva Real, é preciso ponderar certas questões antes de pleitear o cargo desejado. “Tenha certeza de que você quer realmente trabalhar em um lugar onde os times são pequenos, onde todo mundo põe a mão na massa e faz um pouco de tudo e em que ninguém se esconde atrás de títulos. Se o que você quer mesmo é apenas trabalhar em um ambiente legal, estilo Google ou Facebook, talvez este não seja o caminho certo”, explica.

A seguir, a consultora apresenta quatro pontos fundamentais para orientar os aspirantes a uma vaga no promissor mercado das startups:

1) Startups contratam como todas as outras empresas, elas só têm marcas menos conhecidas: A maioria das empresas tem um site na internet, lá você vai encontrar formas de demonstrar o seu interesse e de olhar quais vagas estão abertas no momento. Você só precisa saber quais startups são interessantes para a sua posição e com qual modelo de negócio você mais se identifica.

2) Procure aquelas que acabaram de receber rodadas de investimentos: Elas provavelmente estão mais propensas a contratar novas pessoas, com espaço para novos projetos e colaboradores com vontade de tocá-los adiante.

3) Converse com os fundos de investimentos: Eles conhecem as necessidades de cada uma das empresas de seu portfólio e podem te direcionar de forma mais assertiva. Muitas vezes, os fundos até conduzem processos de recrutamento para as empresas de seu portfólio.

4) Vá a eventos de empreendedorismo ou venture capital e conheça as pessoas: Networking ainda é a ferramenta mais poderosa para encontrar a posição certa para você. Se você conseguir se conectar com algum empreendedor que está pensando em contratar alguém, suas chances aumentam muito. Mesmo que não haja uma vaga aberta em seu negócio naquele momento, é provável que ele lembre de seu interesse depois.

Facebook
Twitter
LinkedIn