Para cerca de 90% dos gestores de RH, as habilidades comportamentais são priorizadas na hora de contratar
Por muito tempo, acreditou-se que apenas uma boa formação técnica era garantia para conseguir um emprego. No entanto, com um novo olhar para o ambiente corporativo, as empresas entenderam que o controle emocional é um grande influenciador na performance do profissional. De acordo com o relatório Global Trends Report, feito pelo LinkedIn, as soft skills são tão ou mais importantes do que as hard skills para 92% dos gestores de RH.
“Em um mercado de trabalho em rápida evolução, as capacidades de adaptação, aprendizado contínuo e colaboração podem ser tão valiosas quanto um diploma específico, mas não o substituem. As empresas estão cada vez mais focadas nas habilidades e competências que um candidato pode trazer, especialmente em ambientes dinâmicos e tecnológicos”, explica Fernanda Cardoso, head de talentos na All Set, agência de publicidade especializada em gestão de in-houses.
Assim como as hard skills (o conhecimento técnico), as soft skills também podem ser desenvolvidas. A lista é longa, mas vale começar pelas habilidades que mais despertam o interesse das empresas. Confira as sugestões da especialista Fernanda Cardoso.
1. Aprimore a comunicação
A comunicação é fundamental em qualquer área profissional. Pratique a escuta ativa, prestando atenção plena aos interlocutores, e participe de workshops de comunicação e oratória. Utilizar ferramentas de feedback para avaliar e melhorar sua comunicação também pode ser muito útil. A capacidade de transmitir ideias de maneira clara e envolvente é um diferencial competitivo importante.
2. Desenvolva a capacidade de trabalho em equipe
Colaborar de maneira eficiente com colegas é crucial para o sucesso de qualquer projeto. Participe de projetos em grupo durante sua formação acadêmica ou em atividades extracurriculares, pratique a empatia e a compreensão das perspectivas dos outros e seja proativo em ajudar colegas e compartilhar conhecimentos. A habilidade de trabalhar bem em equipe é altamente valorizada pelos empregadores.
3. Adapte-se às mudanças
A adaptabilidade é uma habilidade valiosa em um mercado de trabalho em constante evolução. Esteja aberto a aprender novas habilidades e tecnologias, encare mudanças como oportunidades de crescimento e pratique a flexibilidade ao lidar com novas situações e desafios. Ser adaptável permite que você se mantenha relevante e eficaz em um ambiente de trabalho dinâmico.
4. Fortaleça o pensamento crítico e a resolução de problemas
Ser capaz de analisar situações e encontrar soluções eficazes é essencial para qualquer profissional. Enfrente problemas desafiadores em sua área de atuação para praticar a resolução de problemas, desenvolva o hábito de questionar e investigar profundamente antes de tomar decisões e participe de debates e discussões para aprimorar seu pensamento crítico. Essas habilidades ajudam a tomar decisões mais informadas e estratégicas.
5. Cultive a liderança e a organização
Ser organizado e ter habilidades de liderança pode abrir muitas portas no mundo profissional. Envolva-se em atividades que exigem planejamento e coordenação, busque oportunidades para liderar projetos, mesmo que pequenos, e use ferramentas de gerenciamento de tempo e produtividade para manter-se organizado. Habilidades de liderança e organização são essenciais para gerir equipes e projetos de forma eficiente.