A revolução do dinheiro

Acari Amorim 28/05/2019
Acari Amorim 28/05/2019

Talvez a melhor definição até o momento das Criptomoedas e do Blockchain seja a que foi dada por um apresentador do canal pago HBO: “é a união de tudo o que você não sabe sobre moedas com tudo o que você não sabe sobre tecnologia”.  Mas o que já ocorre hoje é uma verdadeira revolução na forma de comprar e de pagar um produto ou serviço, embora ainda estejamos na entrada desse novo e ainda desconhecido mundo.

Já se fala muito em Bitcoin, no entanto, já circulam pelo mercado mundial mais de 1.500 criptomoedas.  Muitos milhões em antigas moedas hoje já são pagas com criptomoedas, apenas entre o vendedor e o comprador, sem passar por nenhuma instituição financeira, com o uso da assombrosa e inovadora tecnologia chamada Blockchain. O que isso, meu Deus? É uma espécie de bloco de anotações, de códigos, gerados por usinas, mineradoras de computadores, sem nenhuma intermediação humana, além de quem compra e vende um produto ou serviço, na maioria das vezes a distância um do outro. O Blockchain, com certeza, será o maior protagonista da revolução que começa ocorrer em todos os negócios no mundo. Sem dúvida, o mundo dos negócios será definido como antes e depois do Blockchain.

É esse tema, ainda desconhecido, não regulamentado, mas já muito envolvente, a capa da atual edição impressa e digital da Empreendedor. Escolhemos um personagem curioso – Rocelo Lopes – para contar o início e como ele enxerga o futuro desse mundo. É curioso porque Rocelo, quando menino e adolescente, nem viu a cor do popular dinheiro na sua mão, pois vivia no pobre sertão do Ceará. Quando chegou em São Paulo, junto com os pais, começou a estudar e entrou para o mundo das criptomoedas como um dos precursores desse mercado no Brasil.

Vale a pena conhecer a trajetória desse empreendedor moderno.