Como usar redes sociais como ferramenta eficiente no marketing

As redes sociais surgiram para inovar e mudar o comportamento do consumidor e pessoas de uma maneira geral. No mundo corporativo, o meio digital se tornou um braço do marketing da companhia. No uni­verso da publicidade não é diferente e as redes sociais são vistas como uma grande revolução na comunicação e na geração e divulgação de conteúdo e informação.

Outro dia participei de um seminário muito interessante sobre mídias sociais e a informação, o que mais me chamou a aten­ção foi que as pessoas não assistem mais te­levisão sem a presença do seu smartphone ou tablet. Isso está acontecendo na minha casa! Vejo a minha esposa assistindo à no­vela plugada no seu tablet lendo diversas notícias diferentes ao mesmo tempo. E aí surge a pergunta: Como podemos inserir a nossa empresa neste boom que é a rede social e ser bem-sucedido? Se você trabalha no varejo e tem uma plataforma e-commer­ce, a sua vida mudou muito. Hoje a gama de oportunidades que temos para anunciar, as ferramentas de pesquisa que oferecem informações do seu target e, ao mesmo tempo, os canais de comunicação que exis­tem para falar sobre a empresa mudaram muito nos últimos tempos e surgiram para agregar.

Eu, particularmente, acredito que ain­da não estamos maduros com toda infor­mação nova, mas uma boa notícia é o alto grau de interesse que temos para descobrir este novo universo. Outro dia, conversan­do com um grande amigo do segmento de pesquisa de mercado, tive a certeza que este setor está se revolucionando com as redes sociais. As ferramentas de pesquisa de mo­nitoramento de perfil de target e acompa­nhamento sobre as suas opiniões referen­tes a marcas e empresas são fantásticas. E o mais interessante é que esta companhia está lançando soluções para o pequeno e médio empresário que terá oportunidade de investir em pesquisa sobre a sua empre­sa, com valores acessíveis em plataformas on-line. Isso já é uma grande mudança na vida do empreendedor brasileiro, que po­derá usar as redes sociais para entender o seu público e as percepções sobre seus produtos ou serviços.

Outro fato interessante que um amigo me contou foi que as redes sociais serão fundamentais para a Fifa pesquisar as ações irregulares na época da Copa. Existe uma política muito bem definida para os patro­cinadores desfrutarem de suas ativações e outras diversas apólices para uso das pro­priedades de marketing, tais como, uso da palavra Copa, mascotes e uso de marcas nos estádios. A Fifa terá as mídias sociais como uma fonte de pesquisa para descobrir o que está sendo feito de ilegal, então, você aí que está pensando em fazer alguma festa em praça pública, ou usar o nome Copa em seu evento, tome bastante cuidado, pois poderá receber uma multa “salgada”. Isso graças às redes sociais!

Outro case de sucesso através das re­des sociais foi uma campanha promocional realizada pela Batata Ruffles, da Pepsico, que visava incentivar as pessoas na divul­gação dos novos sabores. Os ganhadores desta campanha teriam a sua receita imple­mentada na linha, e o melhor, teriam ainda a participação de lucros nas vendas durante um ano. Os números desta campanha em redes sociais são astronômicos. Um megas­sucesso realizado entre cliente e agência especializada.

Agora, com toda certeza, as mídias sociais estão ajudando as empresas a ino­varem seu marketing para acessar informa­ções sobre seus clientes, divulgar as suas novidades e, principalmente, proporcionar experiências diferenciadas que antes não eram possíveis. Para encerrar, uma dica que gostaria de dividir com você, caro(a) leitor(a), é que hoje existem agências espe­cializadas neste tema que têm uma meto­dologia de trabalho que pode ajudar tanto pequenos empresários como empresas multinacionais. Não deixe de investir nes­ta contratação, pois ela é muito saudável para seu negócio. Da mesma forma que podemos ter sucesso utilizando as redes sociais para ativação de ações de marke­ting, podemos ter um megadesastre para nossa marca. E ainda este efeito negativo pode acontecer de forma rápida, devasta­dora e incontrolável. Por isso, não deixe de procurar por profissionais especializados e sérios.

Antes de contratar uma agência, pesquise o seu portfólio e clientes. Busque opiniões sobre seus atuais clientes e cases realizados e avalie se a agência tem perfil para atendê-lo. O cuidado e os detalhes se­rão fundamentais para a sua empresa ter as redes sociais como um canal diferenciado para fazer marketing no presente e no futu­ro da sua companhia. Não deixe de estudar e se aprofundar sobre este tema que é mui­to rico e interessante!

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