Empreendedor com brilho nos olhos

flavio augusto empreende

 

Ao completar 50 anos, Flávio Augusto da Silva alcança o topo na trilha de empreender. É hoje, sempre com o brilho nos olhos, um importante e verdadeiro “influencer” do país. Ele já percorreu uma trajetória invejável no empreendedorismo e acumula experiências e vivências que faz questão agora de compartilhar com outras pessoas.

Ativo em todas as redes sociais (mais de 3 milhões de seguidores), ele mesmo publica diariamente com novos conteúdos que inspiram e animam atuais e novos empreendedores nas diferentes regiões brasileiras. Incansável palestrante e escritor de diferentes livros, entre eles Geração de Valor e Ponto de Inflexão, Flávio Augusto é um arauto da educação e acredita que será por esse caminho a grande transformação do Brasil. Alavancar a educação é também o seu propósito como empreendedor.

O fio da meada da sua carreira empreendedora também está na educação. Nascido numa família de poucos recursos financeiros, no subúrbio do Rio de Janeiro, no bairro Jabour, seu primeiro emprego, aos 19 anos, foi de vendedor de cursos em uma escola de inglês. Bem falante, animado, com brilho nos olhos, levava nas mãos uma lista de nomes e telefones. Pela ordem ligava e oferecia o curso de um “orelhão”  (telefone público), instalado perto da sua casa. Em quatro anos virou diretor da escola.

Aos 23 anos percebeu que esse mercado da educação tinha um potencial gigantesco para crescer. Tomou coragem e pegou 20 mil de cheque especial para pagar 12% por cento de juros ao mês.

Começou com uma escola no Rio de Janeiro e deu o nome de Wise UP. Em 8 meses abriu em São Paulo e ganhou as principais capitais do país. Em 2013, com mais de 300 escolas, vendeu para o Grupo Abril por R$ 877 milhões. Com parte desse dinheiro, por R$ 200milhões, comprou um time de futebol americano, o Orlando City Soccer e chamou o jogador Kaká para ser a estrela do time.  Em 2021 vendeu o time americano pelo dobro que comprou. Aí decidiu recomprar a Wise UP do Grupo Abril e pagou a metade do preço que tinha comprado.

Para Flávio Augusto uma das virtudes que mais preza e tenta passar para quem quer empreender é saber a hora certa para entrar e se for o caso sair de um negócio.

A Wise Educação é hoje o guarda-chuva das empresas de Flávio Augusto voltadas à formação profissional e a empregabilidade. Reúne marcas, entre elas a Wise Up, Wise Up Online e Number One. Adquiriu a Escola Conquer que oferece cursos sobre inteligência emocional, marketing digital, liderança, vendas e gestão.  Incorporou as startups Eu Militar (preparação para concursos militares), Venda-C (especializada em cursos de vendas), BuQmeu (vídeos-aulas de autores de livros) e Aprova total (plataforma de cursos para fazer vestibular e ENEM). Também é responsável pela plataforma Meu Sucesso (vídeo com a experiência de empreendedores) e pelos conteúdos da Geração de Valor com foco no empreendedorismo.

Em toda essa sua trajetória empreendedora, Flávio Augusto reforça os pilares em que se agarrou: capacitação, responsabilidade, perseverança e sonhar junto com a família.  “Não esqueça”, lembra ele: “Tenha sempre brilho nos olhos”.

 

 

Acari Amorim

Acari Amorim

Jornalista com larga experiência profissional.Foi repórter especial da Veja, editor de economia no O Globo, no Rio de Janeiro. Também integrou equipe de editores dos jornais da RBS. Fundador e diretor geral da Empreendedor

Ver todos os artigos
Facebook
Twitter
LinkedIn