Investir em inbound marketing não é uma opção

Investir em Inbound Marketing é uma necessidade!

Se você tem uma empresa ou é a pessoa responsável por aumentar o número de clientes na base, então você não tem outra escolha senão usar o inbound marketing para atrair, relacionar e vender, mesmo que esse público que vai ser impactado com o seus anúncios de marketing digital ainda nem conheça você ou o seu produto/serviço.

Para exemplificar de forma mais clara, aqui abaixo eu falo um pouco sobre a jornada de compra e os seus quatro principais estágios.

Jornada de Compra

Chamamos de Jornada de Compra ou Buyer’s Journey, como é conhecida mundialmente, as etapas de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e finalmente a decisão de compra.

Para atingir esses potenciais clientes é necessário criar uma estratégia que vai desde a produção de conteúdos, fazendo com que o lead/prospect passe pelo seu website até chegar no momento de ser abordado para uma tentativa de fechamento de uma nova venda.

Pode parecer muito simples construir essa estratégia de relacionamento usando como base a jornada de compra, mas essa simplicidade somente acontece se esses pontos forem analisados de uma forma superficial, sem considerar pontos que são essenciais para o seu negócio. Além disso você precisa considerar que no meio deste caminho existem obstáculos que você ainda nem conhece.

Nas próximas linhas deste artigo eu vou mostrar para você que o buraco é mais embaixo do que a maioria das pessoas pensam e é exatamente onde a maior parte das empresas que estão começando com o marketing digital cometem os primeiros erros. Vamos lá?

Produção de Conteúdo para Inbound Marketing

Existem diversos caminhos que você pode adotar em uma estratégia de produção de conteúdo, mas o principal deles é: colocar a mão na massa. Lembre-se que feito é melhor do que perfeito.

A minha primeira recomendação é que você crie um blog. Esse é o primeiro erro cometido pelas empresas que estão começando a trabalhar com marketing digital. O seu negócio precisa de um blog. Todos precisam.

Os blogs são responsáveis pela maior parte dos conteúdos produzidos nos dias de hoje e é através da leitura de artigos nestes blogs que muitas pessoas viram a chave e despertam o interesse por adquirir novos produtos e/ou serviços.

Eu já tenho um blog com alguns conteúdos nele, o que eu faço para melhorar?

Se você já tem um blog, a minha recomendação é que você escreva nele. Todos os dias se você puder. Não deixe o seu blog cair no esquecimento. Lembre-se que ele é uma poderosa ferramenta para você ampliar o seu alcance de vendas através do marketing digital.

Se você tem conhecimento sobre um determinado assunto, domina uma área, é referência de qualidade naquilo que você faz, com certeza ter um blog atualizado, com um layout feito para ficar lindo e cheiroso nos smartphones, você vai percebendo através do crescimento da audiência que existe um mundo gigante de pessoas que tem dúvidas sobre os assuntos que você domina e vão começar a comentar nas suas postagens.

Uma curiosidade é que os Sumérios desenvolveram a escrita na antiga Mesopotâmia. Até onde eu já pesquisei, isso aconteceu por volta de 4000 anos a.C. e até hoje nós usamos a escrita para nos comunicarmos uns com os outros.

A vantagem dos dias de hoje é que você pode produzir conteúdo usando até mesmo o seu celular, sem a necessidade de cunhar letras e símbolos em placas de barro, como era feito pelos Sumérios antigamente.

Se você ainda não tem um blog, chega de desculpas e comece um hoje mesmo!

Porém não é só de textos que vive a internet. Atualmente 95% do consumo de internet mundial é feito por pessoas que estão consumindo vídeos.

Pense na quantidade de pessoas assistindo um vídeo no YouTube ou no Netflix neste exato momento?

Agora pense mais além e me diga: – Você sabe qual vai ser a tecnologia mais consumida daqui 10 anos?

Eu não me arriscaria a pôr a mão no fogo por alguma tecnologia que já existe e dizer que ela vai ser eterna.

Os avanços de tecnologia estão cada vez mais acelerados e arriscar um palpite seria o mesmo que dar um tiro no escuro. O que é certo é que se você usar os recursos que existem hoje e já estão validados, funcionando para outros negócios, as suas chances de crescer e dominar uma fatia do mercado hoje são muito maiores.

Sobre o uso de vídeos no Inbound Marketing

O ato de assistir vídeos online conquistou o primeiro lugar da preferência de consumo de mídia digital no Brasil nos últimos anos.

As pessoas cada vez mais consomem conteúdos produzidos em vídeo e essa preferência não para de crescer, tanto que segundo um estudo feito pelo próprio YouTube em 2018, 75% das pessoas que possuem internet dizem que preferem consumir conteúdos em vídeo como principal forma de estudo e/ou entretenimento.

Vamos combinar que com a facilidade de produzir vídeos usando o próprio smartphone hoje em dia, isso deixou de ser uma barreira para aquelas empresas que antes pensavam que era necessário investir milhões em comerciais de TV e se tornou uma coisa rotineira.

A influência do meu website na estratégia de inbound marketing

Estamos em 2019 e ter um site deixou de ser um luxo e passou a ser uma obrigação.

Feito é melhor do que perfeito. Lembre-se sempre dessas palavras!

Você não precisa ser programador ou um profissional de tecnologia para criar um site hoje em dia. Existem dezenas de serviços gratuitos que permitem você criar um site com meia dúzia de cliques.

Nem todos esses serviços oferecem uma apresentação profissional, mas ainda assim é melhor você ter um site mais simples do que não ter nenhum.

Numa estratégia de Inbound Marketing focada em resultados, o website é umas das suas ferramentas de conversão.

É através dele que você vai aparecer no Google, alcançar o seu público e gerar os primeiros leads para se relacionar e vender.

Conforme você for ganhando maturidade neste mercado, automaticamente você vai ir sentindo a necessidade de profissionalizar a parte de web do seu negócio. Em muitos casos as empresas procuram parceiros para desenvolverem um novo website e alinhar cada pedacinho dele com a jornada de compra dos clientes.

O website se torna uma poderosa ferramenta de vendas. Você pode e deve produzir landing pages para apresentar as vantagens que os seus produtos ou serviços oferecem para os clientes.

Ferramentas que facilitam o crescimento da sua empresa

Existem diversas ferramentas que ajudam as empresas a manterem os seus negócios ainda mais organizados. No próximo artigo eu vou falar sobre algumas ferramentas que usamos aqui na Uma Firma e quais as melhores soluções gratuitas você pode usar para conquistar ainda mais clientes e expandir o seu negócio.

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Marcelo Matzembacher Coelho é fundador da Uma Firma, empresa especializada em Marketing Digital e Web, possui mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia e já trabalhou em grandes empresas do segmento além de ser certificado em Inbound Marketing e Desenvolvimento Web.

Marcelo Ponzoni

Marcelo Ponzoni

Marcelo é co fundador da Uma Firma, trabalha com web há mais tempo do que consegue lembrar e já se enroscou em diferentes projetos de e-commerce.

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