O alquimista dos cosméticos

Miguel Krigsner

Miguel KrisgnerNão esqueço o dia que estive pela primeira vez com Miguel Krigsner, o fundador do O Boticário. Foi no ano de 1997, a Empreendedor completava 3 anos. Isso já faz 25 anos. Fui com o fotógrafo Lauro Maeda até São José dos Pinhais,  antes de Curitiba, com a missão de produzir uma matéria de capa para revista. Ao chegar no parque industrial, que agora em abril completou 40 anos dessa construção, Miguel me convidou para sentar num banco, no meio de um jardim florido, diante do vistoso prédio da indústria de cosméticos. Ali, com um acolhedor sol no frio paranaense, comecei a perguntar e a ouvir sua trajetória de empreendedorismo. Aqui constato como ele  influenciou e influencia até hoje toda a indústria da beleza no Brasil.

Boliviano, chegou no Brasil com a família quando tinha 11 anos. Se formou em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, em 1977.  Assim que se formou abriu uma pequena loja no centro de Curitiba e colocou o nome de O Boticário, numa referência  aos antigos farmacêuticos que no passado manipulavam medicamentos de forma artesanal.

Com o uso de uma batedeira caseira começou engendrar as primeiras fórmulas de cremes faciais a base de algas marinhas e colágeno com receitas próprias e exclusivas. No boca a boca de uma mulher para outra, seus produtos eram cada vez mais procurados. Se animou então e abriu a segunda loja, no Aeroporto Afonso Penna, de Curitiba.

Nessa mesma época, ficou diante de tomar uma decisão de vida ou morte para a empresa. O já famoso apresentador Silvio Santos, ao desistir de um projeto de montar uma indústria de cosméticos, tinha para vender 60 mil frascos, em forma de ânfora.  Lindos. Miguel ficou louco para comprar mas não tinha o dinheiro suficiente. Num encontro pessoal com Silvio Santos, Miguel se comprometeu a comprar os frascos e pagar com o dinheiro da venda de um novo produto que lançaria. Silvio Santos topou. Miguel criou a Acqua Fresca, a fragrância mais vendida no mundo até hoje. Conseguiu pagar todo o dinheiro acertado com o Silvio Santos.

O grande mérito e a maior influência do criador do O Boticário, desde o início e até hoje, foi unir a natureza com os seus produtos de beleza, num compromisso de proteção. Em 1990, foi criada a Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza. Desde então, a cada ano, a empresa destina parte da receita para projetos que buscam proteger a fauna e a flora brasileira. Adotou duas reservas ambientais, uma no Cerrado e outra na Mata Atlântica. Na produção, O Boticário já conseguiu reduzir em 45% a emissão de gazes do Efeito Estufa. No ano que vem, nada menos do que 50% de toda utilização de água na produção de cosméticos será de reuso.

Hoje o  Grupo O Boticário, com  7 marcas próprias, está presente em 16 países e conta com mais de 4 mil lojas físicas. Suas lojas estão espalhadas por 99% dos municípios brasileiros. É pioneira e uma das maiores redes de franquias do país e do mundo. Gera 7 mil empregos diretos e mais 22 mil na rede de franquias.

No auditório do meu coração de empreendedores, Miguel Krigsner senta na primeira fila.

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