Cooperativas ajudam pequenos negócios a obter crédito

Em 2014, um crescimento de 140% na concessão de crédito às micro e pequenas empresas, se comparado ao volume emprestado em 2011, comprova como os novos empreendedores estão expandindo os negócios. Os recursos, obtidos nas 185 cooperativas de crédito participantes de projetos do Sebrae em 17 estados brasileiros, alcançaram a marca de R$ 8,5 bilhões no ano passado.

Na tarde da última sexta-feira (8), em Porto Alegre (RS), gestores e administradores do Sebrae e Sicredi puderam conhecer os resultados das empresas que participaram do projeto de Fomento às Boas Práticas em cooperativas de crédito de MPE, coordenado pelo Sebrae desde 2011.

Um dos cases apresentados no Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro para Pequenos Negócios foi o do Sicredi Paraná/SP/RJ. Segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi nessa região, Gilson Nogueira Farias, a instituição soma hoje 70 mil micro e pequenas empresas associadas somente no estado do Paraná, mas, a expectativa para 2015, é conquistar mais 10 mil, principalmente em São Paulo.

“Nós promovemos uma série de ações para atrair nossos cooperativados, entre elas: desenvolvimento de uma cartilha de orientação ao crédito, distribuída aos associados por correio e na semana do MEI; realização de um Seminário de Crédito no Paraná, com palestras técnicas do Sebrae; organização de uma mesa de negociação para atender às dúvidas e necessidades dos empreendedores, também no Paraná; e sessões de negócios, onde os novos empresários puderam estreitar relacionamento e fazer bons negócios com fornecedores”, explicou Gilson Farias. E completou: “para 2015, pretendemos estabelecer novas ações em parceria com o Sebrae, como oferecer um selo de qualidade para as empresas que qualificarem os negócios nas áreas de turismo, tecnologia de informação e cadeia alimentar. E já fechamos dez novas turmas no segundo semestre deste ano de capacitação de colaboradores do Sicredi”

Facebook
Twitter
LinkedIn