Fundado em 1961, com sedes em Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre, a instituição atende demandas dos empreendedores e soma hoje 33 mil clientes
Como representante de Santa Catarina na direção do BRDE, Joao Paulo Kleinübing (foto em destaque), assume na próxima segunda-feira (5) a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no lugar do representante do Paraná, Wilson Bley Lipski. A partir do rodízio estabelecido entre os três estados do Sul, a posse acontecerá em ato na sede do BRDE, em Florianópolis.
João Paulo teve seu nome aprovado pelo Banco Central e assume hoje (1º) como diretor financeiro da instituição em Santa Catarina. Ontem ele foi recebido pelos atuais diretores do banco, Marcelo Haendchen Dutra e Eduardo Pinho Moreira, na sede, na capital catarinense. Ele também participou de uma reunião virtual, com a presença do atual diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, e o diretor de Planejamento Otomar Vivian.
Na ocasião, João Paulo agradeceu a indicação e ressaltou esse seu novo desafio. “Espero fazer o melhor pelos estados onde o BRDE atua, tanto nos desafios locais que temos, como também nas pautas de interesse em conjunto que ajudam a desenvolver as nossas regiões”.
Indicado pelo governador Jorginho Mello, Kleinubing substitui Eduardo Pinho Moreira, que deixa a instituição. Natural de Florianópolis, ele tem 50 anos e é formado em História e Administração de Empresas. Tem mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foi prefeito de Blumenau por duas vezes, deputado estadual, deputado federal e secretário de saúde de Santa Catarina. Também ocupou o cargo de presidente do Badesc e da Eletrosul. Foi membro do Conselho de Administração da Celesc e presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale Itajaí.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul atua nos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e no Mato Grosso do Sul. Instituição financeira pública de fomento, foi fundada em 15 de junho de 1961. Possui agências em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, atendendo as demandas de empreendedores nestas regiões. O BRDE tem 33 mil clientes ativos e está presente em 1.087 municípios do Sul do Brasil.