Facilitar o processo de liberação de crédito ao cliente pode ser um impulso para a retomada das vendas no comércio após o período em que as lojas permaneceram fechadas. No Sistema Cooperativo de Crédito Ailos, que reúne 13 cooperativas e mais de 850 mil cooperados na região Sul, o produto CDC (Crédito Direto ao Cooperado) vem apresentando um crescimento na procura desde o ano passado, quando ganhou uma série de melhorias e funcionalidades digitais que aceleraram a liberação do crédito.
A autorização do crédito ao cooperado hoje pode ser feita em segundos através de análise automática ou em apenas 8 minutos quando necessária análise manual, resultando uma redução de 60% no tempo. Além da reestruturação do produto, realizada pela central Ailos, a agilidade foi alcançada graças a uma solução desenvolvida pela blumenauense AMcom. Com o app, os lojistas podem consultar na palma da mão as propostas emitidas e o cooperado pode aprovar a proposta de crédito com assinatura eletrônica pelo próprio aplicativo de internet banking da central.
A solução também envolveu um portal web, onde o lojista submete os pedidos de crédito de seus clientes à Cooperativa. Dessa forma, o cooperado realiza toda a transação financeira na própria loja, sem a necessidade de trâmites ou deslocamentos até a sede da sua cooperativa. O lojista Joel Sebold, proprietário da SD Choppers, de Blumenau (SC), conta que o novo CDC tem aumentado suas vendas, que tem alto valor agregado por se tratarem de customização e mecânica de motos Harley Davidson. “Para o cliente, a vantagem é o pagamento facilitado em várias parcelas com uma taxa atrativa, enquanto para nós lojistas é uma forma de incrementar rápido o fluxo de caixa, pois recebemos o valor à vista”, diz. Essa facilidade pode ajudar a alavancar novamente a economia e estimular os consumidores a comprarem.
De acordo com Heider Figueiredo, analista de negócios na AMcom, os compradores que precisavam obter o crédito tinham de preencher um extenso formulário, e somente após a proposta ser inserida no sistema ela era encaminhada ao ERP da Cooperativa. “O processo não permitia um fluxo automatizado de dados. Agora, o cadastro, análise e aprovação são etapas rápidas, pois o formulário é preenchido pelo comprador e estes dados são coletados diretamente pelo ERP. Com esta inovação, cerca de 90% da proposta e da análise de crédito já estão montadas”, explica Heider.
Desde que a solução foi implantada em janeiro do ano passado, o CDC apresentou evolução de 104,77% em relação a 2018. No primeiro bimestre de 2020, já apresenta crescimento de 81,42% comparando com o mesmo período de 2019. De acordo com o superintendente de produtos da Ailos, Rodrigo Imthurn, a evolução da concessão de CDC vem crescendo mês a mês no sistema e as receitas acumuladas em 2019 aumentaram 100,89% em relação ao ano anterior.