7 dicas para reduzir o impacto financeiro da pandemia na sua franquia

Por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns estados determinaram um decreto que suspendeu o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Diante deste cenário, o que pode ser feito para reduzir o impacto nos negócios de quem possui uma franquia?

De acordo com Sidney Eduardo Kalaes, especialista em franchising e presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias multisetoriais com 26 anos de experiência no setor, este momento exige adaptação em alguns pontos, mas também pode ser uma oportunidade para endireitar outras pendências. “Um franqueado que trabalha diretamente na operação tem dias corridos e muitos pequenos imprevistos que acontecem no dia a dia. Às vezes, falta tempo para ele analisar o negócio com mais calma, identificar os pontos que precisam ser melhorados, procurar soluções e prestar mais atenção no mercado”, comenta o especialista. A seguir, confira sete dicas elaboradas por Kalaes para diminuir os danos na sua franquia durante esse período.

1. Fortaleça a equipe

Sabe aquele papo motivacional ou mesmo o feedback que você está devendo para seus funcionários? Ponha as ideias no papel e use a tecnologia de vídeo para colocar a ação em prática. Pode ser também um ótimo momento para ouvi-los com mais calma, sem a correria e cobranças do dia a dia e, quem sabe, desenvolverem um novo projeto juntos.

2. Renegocie o aluguel

Vivemos um momento atípico e que exige a colaboração e empatia das pessoas. Converse com o dono do imóvel para diminuir o valor do aluguel durante um determinado período. Se for o caso, combine pagar a diferença de forma parcelada assim que as coisas voltarem ao normal. É importante ganhar esse fôlego financeiro agora para evitar danos maiores no futuro.

3. Apoio emocional

Muitos franqueados, ao investir em uma franquia, utilizam as economias guardadas por anos. Em uma situação como a que enfrentamos agora, aliada ao isolamento social, a primeira coisa que pode vir à mente é a perda de todo o investimento, principalmente para aqueles que estão iniciando no setor. Por isso é importante fazer uma gestão das emoções, buscando informações sobre quais medidas tomar, conversar com pessoas da área ou, se for o caso, falar com um psicólogo. Nessas horas é importante que a mente esteja forte para enxergar boas alternativas frente à crise, como as já citadas.

4. Olhe para o mercado

O que você poderia melhorar na sua unidade? Está faltando um serviço de marketing digital próprio? Precisa melhorar o planejamento financeiro? Quem são os profissionais que poderiam ajudar com isso? Entre em contato com essas pessoas, entenda como funciona o trabalho. Talvez esse não seja o melhor momento de contratá-las, mas é uma ótima oportunidade para melhorar seu conhecimento sobre o assunto e, quando retomar as atividades da franquia, pode ser que consiga um bom desconto.

5. Royalties: peça prorrogação

Assim como o aluguel, os royalties fazem parte dos custos fixos de uma franquia. Converse com a franqueadora para tentar prorrogá-los e pagá-los parceladamente. Algumas marcas já adotaram essa medida proativamente, mas se não for o caso da sua, vale a pena entender os motivos com a franqueadora e avaliar o que pode ser feito.

6. Fale com fornecedores

O prazo de pagamento é para a semana que vem? O pedido envolve produtos com data de validade próxima? Renegocie. Em um momento de incertezas, “dar o calote” deixa a situação ainda pior para todas as partes. Ao renegociar, você demonstra boa vontade para cumprir a sua parte e se livra de cobranças.

7. Folha de pagamento

Evite a demissão. Caso você não tenha como pagar o salário dos funcionários, negocie valores e prazos e acerte tudo posteriormente. Cumpra com o que prometeu. É importante ressaltar que estamos vivendo uma fase que, assim como qualquer outra, também irá passar e, para isso, precisamos da colaboração de todos.

Sobre o Grupo Kalaes

O Grupo Kalaes é uma holding de franquias multissetoriais fundada por Sidney Eduardo Kalaes, empresário de sucesso com 25 anos de atuação no segmento. Atualmente, o Grupo conta com as marcas:

Brasil Canadá – Educação Bilíngue

Rede que oferece dois modelos de negócios: a conversão de escolas particulares em bilíngues ou construção de um colégio bilíngue da marca do zero. Fundada em 2000, a marca utiliza um dos métodos de ensino bilíngue mais bem-sucedidos do mundo, que vai desde a educação infantil até o 9º ano, além de outras soluções educacionais para aumentar a eficiência e competitividade da instituição no mercado.

O cantor, músico e compositor Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, é sócio da Brasil Canadá, artista influente, renomado e que empreende na Educação por um Brasil melhor. Atualmente, a rede possui sete franquias do zero e outras quatro escolas parceiras.

Instituto Ana Hickmann

Rede de escolas profissionalizantes que atua nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável, oferecendo os cursos de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar.

Ana Hickmann, além de apresentadora, modelo e empresária de sucesso, é sócia do Instituto, proporcionando muitos diferenciais e crescimento a todos os envolvidos no negócio. Atualmente, a rede possui 8 franquias.

Maislaser

Rede de clínicas de depilação a laser que oferece as melhores e mais acessíveis soluções. Todas as unidades da Maislaser utilizam um aparelho moderno, que pode realizar os procedimentos até em peles bronzeadas pelo sol, além de contar com serviços de tratamentos sob medida e protocolos de aplicação exclusivos.

A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da marca, além Wlamir Bello, especialista em orientação empresarial com anos de atuação pelo Sebrae. Atualmente a rede possui 74 franquias.

Odonto Special

Lançada em 2019, a Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que oferece um atendimento completo e personalizado por um preço justo. Com equipamentos de última geração, promove mais conforto, qualidade e segurança nos tratamentos. A franquia conta com uma série de especialidades, como clínica geral, estética, ortodontia, cirurgias, implantes, periodontia, endodontia, odontopediatria, harmonização facial e próteses. A empresária e apresentadora Sabrina Sato e o mestre em Odontologia Felipe de Abreu Jr são sócios da marca.

 

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