Como entender e trabalhar com a nova reforma tributária em 2025

O especialista Paulo Zimberger aponta 6 tendências com a entrada em vigor dessa nova legislação e o que fazer para garantir maior eficiência e lucratividade nos negócios

 

No próximo ano, as empresas vão passar por um grande e novo desafio, que é entender a Reforma Tributária recém aprovada e que está prevista para começar em 2026, e  como trabalhar sem sucumbir às complexidades. “Não adianta reclamar e é preciso ter a ‘atitude de mãos à obra’ desde já”, observa Paulo Zirnberger, CEO da Omnitax, empresa especializada em inteligência tributária e soluções fiscais. “O setor está acostumado a ‘fazer do limão uma limonada’ e, dessa vez, o impacto não será apenas na cadeia tributária, mas em todo o varejo”, continua.
As novas tecnologias e a inteligência artificial devem ajudar nesse protagonismo, ao lado das plataformas de pagamento digital e do Open Finance. Para ajudar as empresas não apenas durante a transição da Reforma, mas no longo prazo, Paulo Zimberger compartilha 6 tendências e tecnologias que devem estar presentes no setor varejista em 2025. Confira:

1. MOTOR DE CÁLCULO

O motor da reforma tributária é uma ferramenta para orientar empresas a se manterem em conformidade com a legislação. A ideia aqui é simular operações, permitindo aos gestores tomar decisões de negócios em tempo real, fundamentadas no entendimento de
cada DNA tributário. A solução funciona em nuvens e pode ser conectada aos sistemas por meio de APIs, tornando-a altamente conectável, simples, rápida, flexível e especializada.

“Nunca a palavra ‘competência’ foi tão importante. É esperado que cada empresa do ecossistema tributário e financeiro tenha a sua, e cabe à tecnologia entregar novas  capacidades para o varejo enfrentar os desafios dos próximos dez anos, durante a transição”, afirma Zirnberger.

2. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial (IA) vai ajudar muito na transformação da gestão tributária e financeira do varejista, trazendo inicialmente o conteúdo legislativo e a capacidade de adaptar as operações e decisões em tempo real. Com as ferramentas de otimização,
rastreabilidade e análise preditiva, as empresas podem projetar os melhores cenários financeiros para a sua cadeia de valor de forma a atender a demanda dos consumidores, permitindo o planejamento estratégico de estoques e evitando tanto o excesso quanto a
falta de produtos.
“Além disso, essa tecnologia possibilita a otimização de preços em tempo real, ajustando valores com base em variáveis como a legislação, tendências de mercado, concorrência e comportamento do cliente, o que pode maximizar as margens de lucro”, destaca o executivo.

3. PAGAMENTO DIGITAL

O e-commerce segue impulsionado pela adoção acelerada de carteiras digitais e métodos de pagamento inovadores, como o Buy Now, Pay Later (BNPL). Esses sistemas facilitam a experiência de compra dos consumidores, alcançam pessoas mais exigentes com seus métodos de pagamento e geram oportunidades significativas para as empresas se destacarem em mercados.
As carteiras digitais, por exemplo, oferecem uma experiência rápida, segura e prática, alinhada às demandas dos consumidores modernos, que priorizam conveniência e tecnologia. Com ela, não é necessário fornecer dados, cartões físicos ou digitais, e a compra pode ser concluída em segundos.
Já o BNPL, que permite dividir pagamentos em parcelas sem juros, atende a um público que busca flexibilidade financeira, especialmente entre os jovens.

4. EXPERIÊNCIA PERSONALIZADA

A convergência entre canais físicos e digitais está modificando a maneira como as empresas interagem com seus consumidores. Ela permite que os consumidores transitem de forma fluida entre as lojas físicas, o e-commerce, os aplicativos móveis e as redes sociais, mantendo o mesmo nível de qualidade e personalização no atendimento.
Isso significa que o cliente pode, por exemplo, começar sua jornada de compra online, verificar a disponibilidade de produtos em uma loja física e finalizar a compra presencialmente ou vice-versa. “Investir em estratégias omnicanal, que integram diferentes pontos de contato em uma experiência consistente e personalizada e extremamente rápida, é essencial para aumentar receitas e fortalecer a fidelidade do cliente”, ressalta Paulo.

5. DADOS EM TEMPO REAL

No varejo, os dados são os principais motores das operações e decisões estratégicas. Com o avanço das plataformas de Business Intelligence (BI), os gestores passam a ter acesso a ferramentas que oferecem uma visão abrangente e em tempo real do desempenho financeiro, operacional e comercial de suas empresas.
Uma das principais vantagens do uso de BI integrado ao motor de cálculo no varejo é a capacidade de analisar grandes volumes de dados e convertê-los em decisões em tempo real, aumentar ou reduzir os preços com base em conhecimento do negócio é a nova moda. As plataformas integram informações de múltiplas fontes, como sistemas de ponto de venda (PDV), e-commerce, redes sociais e feedback dos consumidores, criando uma base sólida para a tomada de decisões.

6. OPEN FINANCE

O avanço do Open Finance segue permitindo que consumidores compartilhem seus dados financeiros de maneira segura e controlada. Essa mudança cria um novo cenário, no qual os comerciantes têm acesso a informações detalhadas sobre o perfil financeiro
de seus clientes, o que, por sua vez, abre portas para uma série de oportunidades personalizadas.
“Com o consentimento dos consumidores, as empresas podem acessar informações sobre seu comportamento, como histórico de compras, hábitos de pagamento e capacidade de crédito. Obtendo esses dados, os comerciantes podem desenvolver produtos e serviços que atendem diretamente às demandas e preferências de cada cliente, aumentando as conversões”, finaliza Paulo.

SOBRE A OMNITAX

A Omnitax oferece tecnologia de software de última geração para ajudar na gestão das complexidades tributárias atuais e das que virão com a Reforma na próxima década, durante a transição de modelos. A empresa possui soluções adaptadas às necessidades
do DNA tributário de cada cliente.
Na Omnitax, a inteligência tributária está presente em todas as etapas, desde o pedido de compra e de venda, passando pela a emissão dos documentos eletrônicos, até a  rastreabilidade, a conciliação dos eventos financeiros e do crédito tributário, os pagamentos e a contabilização em tempo real.

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