Somente em abril deste ano, foram realizadas 82 mil cotações desta categoria no Brasil
Dados coletados pela Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, indicam que, de abril de 2023 a abril de 2024, houve um aumento de mais de 700% na procura de seguros para carros elétricos no Brasil. Somente no mês de abril deste ano, foram realizadas mais de 82 mil cotações para automóveis desta categoria. De janeiro a abril deste ano, já foram cotados mais de 261 mil seguros. Os dados vão de encontro com o previsto para 2024 pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que indicou um crescimento de 61% na venda de carros eletrificados. A entidade indica que, de janeiro a abril deste ano, foram emplacados mais de 20 mil automóveis desta categoria.
“Com a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais atento às questões sustentáveis, temos uma crescente adoção de veículos elétricos e, consequentemente, surge a necessidade de seguros específicos para esse tipo de veículo. As seguradoras estão se adaptando a esse cenário e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades dos proprietários de veículos elétricos, como cobertura para baterias e recarga, além de considerar as características técnicas desses veículos na precificação dos seguros”, aponta Gabriel Ronacher, CEO da Agger.
O carro elétrico já é algo que entrou na vida dos brasileiros, à medida que a tecnologia avança e a consciência ambiental cresce, a busca por alternativas mais sustentáveis ao transporte convencional tem impulsionado as vendas de eletrificados. E, quando o assunto é seguros, podem surgir algumas dúvidas relacionadas a esta categoria.
“Os automóveis movidos à eletricidade possuem valor de compra e manutenção acima da média. Porém, eles não necessariamente terão um preço de seguro mais alto dos convencionais. Isso porque cada seguradora avalia individualmente o modelo e características para determinar o valor do seguro, seguindo o mesmo critério dos carros à combustão”, explica o CEO.
O perfil do público que está em busca do seguro para carros elétricos vem se alterando durante o ano, segundo dados da Agger, a idade no início de abril de 2023 era uma média de 50 anos. Já em abril de 2024, a média de idade chegou a 45 anos. São Paulo é o principal estado em cotações para carros elétricos.
“Os carros elétricos estão revolucionando a indústria automotiva e, consequentemente, o mercado de seguros. Com tecnologia avançada e menor impacto ambiental, eles trazem novos desafios e oportunidades para as seguradoras, exigindo políticas flexíveis e abrangentes que acompanhem essa evolução”, finaliza o CEO da Agger.