O mercado audiovisual brasileiro está aumentando e tende a manter esse crescimento nos próximos anos. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil, feita pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro). O levantamento aponta que, entre 2008 e 2014, houve um crescimento de 153% no volume de obras produzidas e registradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine), atingindo 4.288 mil horas.
Por conta de seu tamanho e abrangência (cinema, TV, publicidade e mídias digitais), o estudo inédito foi realizado pela Fundação Dom Cabral com o objetivo de evidenciar a relevância do setor audiovisual para a economia, por meio de informações que possibilitem compreender melhor a dinâmica setorial e traçar ações que contribuam com seu desenvolvimento.
O impacto econômico do segmento audiovisual também aumentou nos últimos anos. Em 2014, ele foi responsável pela geração direta de 98,7 mil empregos com carteira assinada e 107,6 mil empregos indiretos. A remuneração média na área chegou a R$ 3.685,02 em 2014, cerca de 64% acima da remuneração média do total da economia. Estima-se que a receita das empresas do setor seja de cerca de R$ 42,7 bilhões (valores do final de 2015).
A pesquisa está dividida em quatro partes – Mercado Audiovisual no Brasil, Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil, Audiovisual Internacional, e Uma Visão Qualitativa sobre as Empresas de Produção Audiovisual no Brasil – e pode ser acessada na íntegra na Biblioteca Interativa do Sebrae, no link http://bis.sebrae.com.br/conteudoPublicacao.zhtml?id=7471.
O Sebrae e a Apro são parceiras desde 2013 por meio do projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, criado para oferecer capacitação e acesso ao mercado audiovisual a pequenos produtores de todo o Brasil. Foram capacitadas cerca de 200 empresas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Recife (PE).