Com mais 38 novos empreendimentos em operação e uma média de 415 milhões de visitantes mensais, o mercado de shopping centers brasileiro registrou, em 2013, alta de 8,6% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo um total de R$ 129,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). “Os shoppings brasileiros atravessaram mais um ano de crescimento acima do comércio varejista e da inflação. Um dos segmentos que mais sustentaram seu desempenho foi o de alimentação, o que pode ser atribuído ao aumento do poder aquisitivo da população e a conveniência oferecida pelos centros de compra”, comenta Luiz Fernando Veiga, presidente da associação.
A categoria telefonia cresceu 22,01%, recebeu novos operadores e apresentou aumento de vendas significativo de smartphones e outros artigos em muitos shoppings, mas não na totalidade deles. Além dos citados, os segmentos de perfumaria, joias, conveniência/serviços e megalojas também tiveram desempenho favorável ao longo de 2013, todos acima de 11%.
O Natal foi a data comemorativa que, como de praxe, mais contribuiu para o crescimento do setor. No mês e no período das festas, os campeões de vendas foram: alimentação, telefonia, óticas e perfumarias, todas elas com crescimento acima de 20%. Em média, as vendas no mês de dezembro cresceram 7,7% em relação ao mesmo período de 2012, performance maior que a do comércio em geral, que apresentou crescimento de 2,7% se comparado ao ano passado.
Para 2014, a Abrasce acredita na continuidade do cenário favorável para o desenvolvimento do setor. A expectativa é de 8,3% no aumento das vendas e inauguração de mais de 40 shoppings até o final do ano, 30 deles em cidades que não são capitais.
Shoppings no Brasil
- 495 Shopping centers em operação
- Presentes em 173 cidades
- Total de ABL (Área Bruta Locável) no Brasil: 12.940.000m² (aumento de 13,5% em relação ao ano anterior)
- Faturamento total do Brasil em 2013: R$ 129,2 bilhões, o que representa um crescimento de 8,6% em relação a 2012
- 87% dos shopping centers brasileiros são do tipo tradicional e 13% especializados (outlet, lifestyle e temáticos)
- 50% dos shopping centers estão localizados em capitais brasileiras e 50% em outras cidades
- 94% dos shopping centers brasileiros abrem aos domingos